Como funciona trasplante renal?
Algumas pessoas com insuficiência renal podem ser capazes de fazer um transplante de rim. Durante a cirurgia de transplante, um rim saudável de um doador é colocado em seu corpo. O novo rim doado faz o trabalho que seus dois rins costumavam fazer.
O rim doado pode vir de alguém que você não conhece que morreu recentemente (doador falecido) ou de uma pessoa viva – parente, cônjuge ou amigo. Devido à escassez de rins, os pacientes na lista de espera de um rim de doador falecido podem esperar muitos anos. Quer saber mais sobre trasplante renal, acesse https://nefromed.com.br/
Um transplante de rim é um tratamento para insuficiência renal; não é uma cura. Você vai precisar de tomar medicamentos todos os dias para se certificar que seu sistema imunológico não rejeitar o novo rim . Você também precisará consultar seu médico regularmente.
Um rim transplantado que trabalha faz um trabalho melhor filtrando resíduos e mantendo-o saudável do que a diálise . No entanto, um transplante de rim não é para todos. O seu médico pode lhe dizer que você não é saudável o suficiente para a cirurgia de transplante.
Qual é o processo para obter um transplante de rim?
Se você deseja um transplante de rim, o processo inclui estas etapas:
- Informe o seu médico ou enfermeiro que deseja fazer um transplante de rim.
- O seu médico o encaminhará a um centro de transplante para testes para verificar se você está saudável o suficiente para receber um transplante. Os doadores vivos precisam ser testados para garantir que sejam saudáveis o suficiente para doar um rim.
- Se você não tiver um doador vivo, será colocado em uma lista de espera para receber um rim. Você fará análises mensais ao sangue enquanto espera por um rim.
- Você deve ir ao hospital para fazer seu transplante assim que descobrir que um rim está disponível. Se você tem um doador vivo, pode agendar o transplante com antecedência.
Converse com seu médico
O primeiro passo é conversar com seu médico para descobrir se você é candidato a um transplante. Se você estiver em diálise, sua equipe de diálise também fará parte do processo. Se você e seu médico pensam que um transplante de rim é ideal para você, seu médico o encaminhará para um centro de transplante.
Faça o teste em um centro de transplante
No centro de transplante, você encontrará membros de sua equipe de transplante . Você fará testes para garantir que é um bom candidato ao transplante.
Os testes incluirão exames de sangue e exames para verificar seu coração e outros órgãos – para garantir que você esteja saudável o suficiente para a cirurgia. Algumas condições ou doenças podem tornar menos provável o transplante, como câncer que não está em remissão ou abuso de substâncias atual.
Você também terá testes para verificar sua saúde mental e emocional. A equipe de transplante deve ter certeza de que você está preparado para cuidar de um rim transplantado. Você precisará entender e seguir um cronograma para tomar os medicamentos necessários após a cirurgia.
Em um processo chamado cruzamento, a equipe de transplante testa o sangue do doador contra o seu sangue para ajudar a prever se o sistema imunológico do seu corpo aceitará ou rejeitará o novo rim.
Se um membro da família ou amigo quiser doar um rim e for uma boa combinação, essa pessoa precisará de um exame de saúde para garantir que está saudável o suficiente para ser doador. Se você tem um doador vivo, não precisa estar na lista de espera de um rim e pode agendar a cirurgia quando for melhor para você, seu doador e seu cirurgião.
Testes e avaliações no centro de transplante podem levar várias visitas durante semanas a meses.
Entre na lista de espera
Se seus testes mostrarem que você pode fazer um transplante, seu centro de transplantes adicionará seu nome à lista de espera. Os tempos de espera podem variar de alguns meses a anos. A maioria dos centros de transplante dá preferência a pessoas que estão na lista de espera há mais tempo. Outros fatores, como sua idade, local onde você mora e seu tipo sanguíneo, podem tornar sua espera mais longa ou mais curta.
Um centro de transplante pode colocá-lo na lista de espera de um rim de doador se sua função renal for 20 ou menos – mesmo se você não estiver em diálise. Enquanto você espera por um transplante de rim, pode ser necessário iniciar a diálise.
Faça exames de sangue mensais
Enquanto você espera por um rim, precisará de exames de sangue mensais. O centro deve ter uma amostra recente do seu sangue para combinar com qualquer rim que se torne disponível.
Faça seu transplante de rim
Durante a cirurgia de transplante de rim, um cirurgião coloca um rim saudável em seu corpo. Você receberá um link externo de NIH para anestesia geral antes da cirurgia. A cirurgia geralmente leva 3 ou 4 horas. A menos que seus rins danificados causem infecções ou pressão alta ou sejam cancerígenos, eles podem permanecer em seu corpo. Os cirurgiões geralmente transplantam um rim para o abdome inferior, próximo à virilha.
Se você estiver na lista de espera de um rim de doador, deve ir ao hospital para fazer a cirurgia de transplante assim que descobrir que um rim está disponível.
Se um membro da família ou amigo estiver doando rim, você agendará a cirurgia com antecedência. Sua equipe cirúrgica operará com você e seu doador ao mesmo tempo, geralmente em salas lado a lado. Um cirurgião removerá o rim do doador, enquanto outro o prepara para receber o rim doado.
Quem está na minha equipe de transplante?
Um transplante bem-sucedido envolve trabalhar em estreita colaboração com sua equipe de transplantes. Os membros da equipe incluem:
- Você – você é uma parte importante da sua equipe de transplante.
- Seus familiares – isso pode incluir seu cônjuge, pais, filhos ou qualquer outro membro da família que você gostaria de envolver.
- Cirurgião de transplante – o médico que coloca o rim em seu corpo.
- Nefrologista – médico especialista em saúde renal e que pode trabalhar em estreita colaboração com uma enfermeira ou um assistente médico.
- Coordenador de transplante – uma enfermeira especialmente treinada que será seu ponto de contato, marcará suas consultas e ensinará o que fazer antes e depois do transplante.
- Farmacêutico – uma pessoa que informa sobre todos os seus medicamentos, preenche suas prescrições e ajuda a evitar combinações de medicamentos e efeitos colaterais inseguros.
- Assistente social – uma pessoa treinada para ajudá-lo a resolver problemas em sua vida diária e coordenar as necessidades de cuidados após o transplante.
- Dietista – especialista em alimentação e nutrição que ensina sobre os alimentos que você deve comer e evitar e como planejar refeições saudáveis.
Sua equipe de transplante poderá fornecer o apoio e o incentivo de que você precisa durante todo o processo de transplante.
O que esperar após a cirurgia de transplante renal
Se você atendeu a todos os requisitos para um procedimento de transplante de rim e está agendado para cirurgia, seu médico lhe dará instruções detalhadas sobre o que esperar e como planejar o procedimento.Antes da cirurgia de transplante renal:
- Você deve cuidar da sua saúde e criar o hábito de comer bem, fazer exercícios e cuidar do seu bem-estar. Ir para a cirurgia o mais saudável possível pode ajudar na recuperação.
- Providencie ajuda para a recuperação pós-operatória. Você não poderá dirigir ou levantar nada pesado, então precisará do apoio de um amigo, membro da família ou cuidador.
- Pacote para o hospital. Traga o que você precisa para ficar confortável e entretido durante o tempo de inatividade.
- Certifique-se de obter todas as perguntas respondidas pelo seu médico. Mantenha uma lista de perguntas e anote-as enquanto pensa nelas para não esquecer.
Imediatamente após a cirurgia de transplante renal:
- Você pode esperar dor em seu abdômen.
- Você precisará permanecer no hospital por até uma semana. O seu médico e a equipa de cuidados irão monitorizar de perto o seu estado.
- Você precisará tomar imunossupressores – medicamentos que ajudarão a impedir que seu corpo rejeite seu novo rim.
- Você precisará tomar outros medicamentos para ajudar a reduzir o risco de infecção e outras complicações potenciais.
Depois de receber alta:
- Você precisará de exames regulares por algumas semanas após a cirurgia. Se você mora longe do centro de transplante, precisará tomar providências para ficar nas proximidades.
- Você será monitorado regularmente para verificar seu novo rim.
- Você precisará tomar uma medicação diária para evitar que seu corpo rejeite seu novo rim.
Como vou me sentir após o meu transplante?
Muitas pessoas relatam sentir-se muito melhor logo após a cirurgia de transplante. Para algumas pessoas, leva alguns dias para o novo rim começar a funcionar. Você provavelmente precisará permanecer no hospital por vários dias para se recuperar da cirurgia – mais tempo se tiver algum problema após o transplante. Você terá visitas regulares de acompanhamento com seu nefrologista depois de deixar o hospital.
Se você tem um doador vivo, provavelmente também ficará no hospital por vários dias. No entanto, uma nova técnica para remover um rim para doação que usa um corte menor pode possibilitar que o doador saia do hospital em 2 a 3 dias.
Antes de sair do hospital, você precisa aprender como se manter saudável e cuidar do rim do doador. Você terá que tomar um ou mais medicamentos anti-rejeição – também chamados imunossupressores . Sem remédios, seu sistema imunológico pode tratar seu rim de doador como estranho ou não seu e atacar seu novo rim. Medicamentos anti-rejeição podem ter efeitos colaterais. No blog Nefromed detalha como funciona muitos outros pontos importantes, veja a seguir https://nefromed.com.br/?s=transplante
Você também pode precisar tomar outros medicamentos – por exemplo, antibióticos para proteger contra infecções. A sua equipe de transplante ensinará para que serve cada medicamento e quando tomar cada um. Certifique-se de entender as instruções para tomar seus medicamentos antes de sair do hospital.
Como sei que meu novo rim está funcionando?
Os exames de sangue ajudam você a saber que o rim de seu doador está funcionando. Antes de sair do hospital, agende uma consulta no centro de transplante para testar seu sangue. Os testes mostram quão bem seus rins estão removendo resíduos do seu sangue.
No início, você precisará de exames regulares e exames de sangue no centro de transplante ou no seu médico. Com o passar do tempo, você terá menos exames.
Seus exames de sangue podem mostrar que seu rim não está removendo resíduos do seu sangue, como deveria. Você também pode ter outros sintomas de que seu corpo está rejeitando seu rim de doador . Se você tiver esses problemas, seu cirurgião ou nefrologista poderá solicitar uma biópsia renal.
Quais são os possíveis problemas após um transplante de rim?
O rim doado pode começar a funcionar imediatamente ou pode levar algumas semanas para fazer a urina. Se o novo rim não começar a funcionar imediatamente, você precisará de tratamentos de diálise para filtrar resíduos e sal e líquidos extras do seu corpo até que comece a funcionar.
Outros problemas após o transplante renal são semelhantes a outras cirurgias pélvicas e podem incluir
- sangrando
- infecção, especialmente uma infecção da bexiga
- hérnia
- dor ou dormência ao longo da parte interna da coxa que geralmente desaparece sem tratamento
A rejeição ao transplante é rara logo após a cirurgia e pode levar dias ou semanas para ocorrer. A rejeição é menos comum quando o novo rim é de um doador vivo do que quando é de um doador falecido.
Quais são os sintomas da rejeição de transplantes?
A rejeição ao transplante geralmente começa antes que você sinta alguma alteração. Os exames de sangue de rotina que você realiza no centro de transplante revelam sinais precoces de rejeição. Você pode desenvolver pressão alta ou notar inchaço porque seu rim não está se livrando de sal e líquidos extras em seu corpo.
O seu médico tratará os primeiros sinais de rejeição ajustando seus medicamentos para ajudar a impedir que seu corpo rejeite seu novo rim.
A rejeição de transplante está se tornando menos comum. No entanto, seu corpo ainda pode rejeitar o rim do doador, mesmo se você fizer tudo o que deve. Se isso acontecer, pode ser necessário fazer diálise e voltar à lista de espera por outro rim. Algumas pessoas são capazes de fazer um segundo transplante de rim.
Procure atendimento médico imediatamente
Quando você está tomando medicamentos anti-rejeição, corre um risco maior de infecção. Medicamentos anti-rejeição podem amenizar os sintomas de problemas como infecção. Ligue para o seu centro de transplante imediatamente se você não estiver se sentindo bem ou tiver
- febre de mais de 100 graus
- drenagem da sua cicatriz cirúrgica
- queimando quando você urina
- um resfriado ou tosse que não vai embora
Alguns medicamentos anti-rejeição podem mudar sua aparência. Seu rosto pode ficar mais cheio, você pode ganhar peso ou desenvolver acne ou pêlos faciais. Nem todas as pessoas têm esses efeitos colaterais.
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Transplante_renal