Rinoplastia: Quais são os riscos?

A rinoplastia uma cirurgia que altera a forma do nariz. A motivação para a rinoplastia pode ser mudar a aparência do nariz, melhorar a respiração ou ambos.

A parte superior da estrutura do nariz é osso e a parte inferior é cartilagem. A rinoplastia pode alterar osso, cartilagem, pele ou todos os três. Converse com seu cirurgião sobre se a rinoplastia é apropriada para você e o que ela pode alcançar.

Ao planejar a rinoplastia, seu cirurgião levará em consideração suas outras características faciais, a pele do nariz e o que você gostaria de mudar. Se você for um candidato à cirurgia, seu cirurgião desenvolverá um plano personalizado para você.

Às vezes, parte ou a totalidade de uma rinoplastia é coberta pelo seguro.

Porque está feito

A rinoplastia pode alterar o tamanho, a forma ou as proporções do seu nariz. Pode ser feito para reparar deformidades de uma lesão, corrigir um defeito de nascença ou melhorar algumas dificuldades respiratórias.

Riscos

Como acontece com qualquer cirurgia de grande porte, a rinoplastia acarreta riscos como:

  • Sangramento
  • Infecção
  • Uma reação adversa à anestesia

Outros possíveis riscos específicos para rinoplastia incluem, mas não estão limitados a:

  • Dificuldade em respirar pelo nariz
  • Dormência permanente dentro e ao redor do nariz
  • A possibilidade de um nariz de aparência irregular
  • Dor, descoloração ou inchaço que podem persistir
  • Cicatrizes
  • Um orifício no septo (perfuração septal)
  • A necessidade de cirurgia adicional

Converse com seu médico sobre como esses riscos se aplicam a você.

Como você se prepara

Antes de agendar a rinoplastia, você deve se reunir com seu cirurgião para discutir os fatores importantes que determinam se a cirurgia provavelmente funcionará bem para você. Esta reunião geralmente inclui:

  • Seu histórico médico. A pergunta mais importante que seu médico fará é sobre sua motivação para a cirurgia e seus objetivos. Seu médico também fará perguntas sobre seu histórico médico – incluindo histórico de obstrução nasal, cirurgias e quaisquer medicamentos que você tome. Se você tem um distúrbio de sangramento, como hemofilia, pode não ser candidato à rinoplastia.
  • Um exame físico. Seu médico fará um exame físico completo, incluindo quaisquer exames laboratoriais, como exames de sangue. Ele também examinará suas características faciais e a parte interna e externa do nariz.

O exame físico ajuda o médico a determinar quais mudanças precisam ser feitas e como suas características físicas, como a espessura da pele ou a resistência da cartilagem na ponta do nariz, podem afetar os resultados. O exame físico também é fundamental para determinar o impacto da rinoplastia em sua respiração.

  • Fotografias: Alguém do consultório do seu médico tirará fotos do seu nariz de diferentes ângulos. Seu cirurgião pode usar um software de computador para manipular as fotos e mostrar que tipos de resultados são possíveis. Seu médico usará essas fotos para avaliações antes e depois, referência durante a cirurgia e avaliações de longo prazo. Mais importante ainda, as fotos permitem uma discussão específica sobre os objetivos da cirurgia.
  • Uma discussão sobre suas expectativas: Você e seu médico devem conversar sobre suas motivações e expectativas. Ele explicará o que a rinoplastia pode e o que não pode fazer por você e quais podem ser seus resultados. É normal sentir-se um pouco constrangido ao discutir sua aparência, mas é muito importante que você seja aberto com seu cirurgião sobre seus desejos e objetivos para a cirurgia.

Se você tem um queixo pequeno, seu cirurgião pode falar com você sobre a realização de uma cirurgia para aumentar seu queixo. Isso ocorre porque um queixo pequeno criará a ilusão de um nariz maior. Não é necessário fazer uma cirurgia de queixo nessas circunstâncias, mas pode equilibrar melhor o perfil facial.

Assim que a cirurgia for agendada, você precisará providenciar alguém para levá-lo para casa se você for fazer uma cirurgia ambulatorial.

Durante os primeiros dias após a anestesia, você pode ter lapsos de memória, tempo de reação lento e julgamento prejudicado. Portanto, peça a um membro da família ou amigo que fique com você uma ou duas noites para ajudá-lo nas tarefas de cuidados pessoais enquanto você se recupera da cirurgia.

Fonte: Reprodução: Pinterest

Alimentos e medicamentos

Evite medicamentos que contenham aspirina ou ibuprofeno por duas semanas antes e após a cirurgia. Esses medicamentos podem aumentar o sangramento. Tome apenas os medicamentos aprovados ou prescritos pelo seu cirurgião. Além disso, evite remédios de ervas e suplementos sem receita.

Se você fuma, pare de fumar. Fumar retarda o processo de cicatrização após a cirurgia e pode aumentar a probabilidade de você pegar uma infecção.

O que você pode esperar

A rinoplastia não tem uma série ordenada de etapas. Cada cirurgia é única e personalizada para a anatomia e objetivos específicos da pessoa que vai ser operada.

Durante a cirurgia

A rinoplastia requer anestesia local com sedação ou anestesia geral, dependendo da complexidade da cirurgia e da preferência do cirurgião. Discuta com seu médico antes da cirurgia qual tipo de anestesia é mais apropriado para você.

  • Anestesia local com sedação. Esse tipo de anestesia geralmente é usado em um ambiente ambulatorial. É limitado a uma área específica do seu corpo. O médico injeta um medicamento analgésico nos tecidos nasais e a seda com um medicamento injetado por via intravenosa (IV). Isso o deixa grogue, mas não totalmente adormecido.
  • Anestesia geral. Você recebe o medicamento (anestésico) por inalação ou por meio de um pequeno tubo (linha IV) colocado em uma veia da mão, pescoço ou tórax. A anestesia geral afeta todo o seu corpo e faz com que você fique inconsciente durante a cirurgia. A anestesia geral requer um tubo de respiração.

A rinoplastia pode ser feita dentro do nariz ou através de um pequeno corte externo (incisão) na base do nariz, entre as narinas. Seu cirurgião provavelmente reajustará o osso e a cartilagem sob sua pele.

Seu cirurgião pode alterar a forma de seus ossos nasais ou cartilagem de várias maneiras, dependendo de quanto precisa ser removido ou adicionado, a estrutura de seu nariz e os materiais disponíveis. Para pequenas alterações, o cirurgião pode usar cartilagem retirada da parte interna do nariz ou da orelha. Para mudanças maiores, o cirurgião pode usar cartilagem de sua costela, implantes ou osso de outras partes de seu corpo. Depois que essas alterações são feitas, o cirurgião coloca a pele e o tecido do nariz de volta e costura as incisões em seu nariz.

Se a parede entre os dois lados do nariz (septo) estiver torta ou torta (desviada), o cirurgião também pode corrigi-la para melhorar a respiração.

Após a cirurgia, você estará em uma sala de recuperação, onde a equipe acompanha o seu retorno à vigília. Você pode sair mais tarde naquele dia ou, se tiver outros problemas de saúde, pode pernoitar.

Depois da cirurgia

Após a cirurgia, você precisa descansar na cama com a cabeça erguida acima do peito, para reduzir o sangramento e o inchaço. Seu nariz pode estar congestionado por causa do inchaço ou das talas colocadas dentro do nariz durante a cirurgia.

Na maioria dos casos, os curativos internos permanecem no local por um a sete dias após a cirurgia. O médico também coloca uma tala no nariz para proteção e apoio. Geralmente, ele está no local por cerca de uma semana.

Pequenos sangramentos e drenagem de muco e sangue velho são comuns alguns dias após a cirurgia ou após a retirada do curativo. O médico pode colocar uma “almofada de gotejamento” – um pequeno pedaço de gaze mantido no lugar com fita adesiva – sob o nariz para absorver a drenagem. Troque a gaze conforme indicado pelo seu médico. Não coloque a almofada de gotejamento contra o nariz.

Para diminuir ainda mais as chances de sangramento e inchaço, seu médico pode pedir que você siga as precauções por várias semanas após a cirurgia. O seu médico pode pedir-lhe para:

  • Evite atividades extenuantes, como aeróbica e corrida.
  • Tome banhos em vez de chuveiros enquanto coloca curativos no nariz.
  • Não assoar o nariz.
  • Coma alimentos ricos em fibras, como frutas e vegetais, para evitar a constipação. A constipação pode causar tensão, colocando pressão no local da cirurgia.
  • Evite expressões faciais extremas, como sorrir ou rir.
  • Escove os dentes suavemente para limitar o movimento do lábio superior.
  • Use roupas que fechem na frente. Não puxe roupas, como camisas ou suéteres, pela cabeça.

Além disso, não coloque os óculos ou óculos de sol sobre o nariz por pelo menos quatro semanas após a cirurgia, para evitar pressão no nariz. Você pode usar apoios de bochecha ou prender os óculos na testa até que o nariz cicatrize.

Use protetor solar FPS 30 quando estiver ao ar livre, especialmente no nariz. Muito sol pode causar descoloração irregular permanente da pele do nariz.

Algum inchaço temporário ou descoloração em preto e azul das pálpebras pode ocorrer por duas a três semanas após a cirurgia nasal. O inchaço do nariz leva mais tempo para desaparecer. Limitar o sódio na dieta ajudará o inchaço a desaparecer mais rapidamente. Não coloque nada como gelo ou compressas frias no nariz após a cirurgia.

Seu nariz muda ao longo da vida, independentemente de você fazer uma cirurgia ou não. Por esse motivo, é difícil dizer quando você obteve seu “resultado final”. No entanto, a maior parte do inchaço desaparece em um ano.

Resultados

Mudanças muito pequenas na estrutura do nariz – geralmente medidas em milímetros – podem fazer uma grande diferença na aparência do nariz. Na maioria das vezes, um cirurgião experiente pode obter resultados com os quais ambos estão satisfeitos. Mas, em alguns casos, as pequenas mudanças não são suficientes, e você e seu cirurgião podem decidir fazer uma segunda cirurgia para novas mudanças. Se for o caso, deve-se esperar pelo menos um ano para o acompanhamento cirúrgico, pois seu nariz pode sofrer alterações durante esse tempo.

Fonte: Reprodução: Pinterest

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Rinoplastia