Tratamentos faciais de drenagem linfática: a última arma contra pele inchada e opaca

O sistema linfático é uma parte crucial do sistema imunológico. Por meio de uma rede de centenas de nódulos linfáticos, ele drena um fluido chamado linfa para ser transportado de volta para a corrente sanguínea. Ele também remove resíduos corporais e carrega glóbulos brancos que ajudam a prevenir infecções.

Quando há qualquer tipo de obstrução no sistema linfático, o fluido pode começar a se acumular. É aí que entra a drenagem linfática, um tipo especializado de massagem terapêutica.

Tradicionalmente, é usado para tratar o linfedema, uma condição caracterizada por um inchaço crônico que pode ocorrer após a remoção do linfonodo.

Mas, nos últimos anos, algumas começaram a incorporar a drenagem linfática facial em seu regime de beleza como uma arma contra a tez inchada e opaca e a irritação da pele. Alguns chegaram a chamá-lo de lifting não cirúrgico.

Fonte: Reprodução: Pinterest

E quanto aos seus benefícios estéticos?

Blogueiros de beleza e massoterapeutas costumam promover a drenagem linfática como uma forma de melhorar a aparência da pele, reduzindo linhas finas, rugas e bolsas nos olhos.

Pesquisa limitada

Encontramos uma ligação entre a pele e os vasos linfáticos.

Concluíamos que a redução do funcionamento dos vasos linfáticos dérmicos resultou em flacidez da pele. Mas, em vez de drenagem linfática, eles recomendaram o extrato de pinha como remédio.

A drenagem linfática, no entanto, foi o foco de um estudo de pesquisadores, os resultados em torno dos efeitos da técnica na área dos olhos não parecem ter sido publicados.

Um benefício estético relacionado à drenagem linfática corporal foi encontrado em um estudo de 2010. Os autores concluíram que a drenagem linfática reduziu efetivamente a circunferência da coxa e a espessura da coxa e da gordura abdominal em pessoas com celulite.

Foi um pequeno estudo envolvendo cerca de 60 pessoas, mas os resultados sugerem que a drenagem linfática pode ter propriedades firmadoras.

Como isso é feito?

A drenagem linfática geralmente é feita por um profissional. Se você está procurando por motivos estéticos, encontre uma esteticista com formação neste tipo de tratamento.

Se você estiver tentando por motivos médicos, procure alguém que seja certificado.

Eles começarão aplicando uma leve pressão e movimentos suaves que vão desde bater e acariciar até esfregar e empurrar. Em seguida, usando as mãos espalmadas e todos os dedos, eles esticarão suavemente a pele na direção do fluxo linfático para estimular a drenagem.

A drenagem linfática facial funciona de maneira semelhante, mas também pode incluir movimentos suaves de escovação no rosto.

A drenagem linfática corporal costuma durar até uma hora, enquanto a versão facial costuma ser um pouco mais curta. Os exercícios de respiração profunda, que promovem uma melhor circulação linfática, tendem a ser combinados com ambos.

É seguro?

A drenagem linfática é geralmente segura. No entanto, verifique primeiro com seu médico se você tiver:

  • um alto risco de coágulos sanguíneos
  • insuficiência cardíaca congestiva
  • uma infecção linfática ativa
  • inchaço sem causa conhecida

O resultado final

A drenagem linfática é um tratamento estabelecido para certas condições médicas que envolvem inchaço ou problemas com o sistema linfático. Seus benefícios de beleza, no entanto, requerem mais pesquisas.

Pode não corresponder ao hype de ser um lifting não cirúrgico, mas geralmente é seguro. 

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Drenagem_linf%C3%A1tica