Tratamento a laser para veias varicosas

Um laser é um feixe de luz altamente focalizado. O médico pode usar um laser para tratar as veias varicosas. O calor do laser danifica uma veia, o que forma o tecido cicatricial. Este tecido cicatricial fecha a veia. Uma veia fechada perde sua fonte de sangue e morre. Após um ou dois anos, é provável que a veia desapareça.

Tratamento simples a laser: O tratamento simples das veias a laser é feito na parte externa da pele. Para o tratamento de vasinhos e minúsculas veias varicosas logo abaixo da superfície da pele. Normalmente, mais de uma sessão de laser é necessária. Eles são agendados a cada 6 a 12 semanas, conforme prescrito pelo seu médico. (Se você tem má circulação sanguínea alimentando essas veias minúsculas, a veia “alimentadora” maior deve primeiro ser tratada com cirurgia, laser endovenoso ou tratamento de radiofrequência ou escleroterapia).

Tratamento endovenoso a laser: O tratamento com laser endovenoso pode tratar as veias varicosas maiores nas pernas. Uma fibra de laser é passada por um tubo fino (cateter) até a veia. Enquanto faz isso, o médico observa a veia em uma tela de ultrassom duplex . O laser é menos doloroso do que a ligadura e remoção da veia e tem um tempo de recuperação mais curto. Apenas anestesia local ou um sedativo leve são necessários para o tratamento a laser. (Para ligadura e remoção, a anestesia geral é usada para fazer você dormir).

O que esperar após o tratamento

Você será capaz de andar após o tratamento e a recuperação geralmente é curta. É provável que você consiga retornar à sua rotina diária normal após um simples tratamento a laser. Após o tratamento endovenoso a laser, você usará meias de compressão por 1 semana ou mais. Para fazer o acompanhamento, seu médico usará o ultrassom duplex para se certificar de que a veia está fechada.

Por que isso é feito

O tratamento a laser simples é feito para pequenas vasinhos e minúsculas veias varicosas. Às vezes, essa é uma segunda etapa do tratamento, depois que uma veia varicosa maior foi tratada com cirurgia, laser endovenoso ou tratamento por radiofrequência ou escleroterapia. O tratamento com laser endovenoso é usado para fechar uma veia varicosa maior, em vez da cirurgia para removê-la.

Riscos

Os efeitos colaterais do tratamento a laser incluem:

  • Queimaduras na pele.
  • A coloração da pele muda.
  • Sensação de queimação, dor ou formigamento após a recuperação de danos nos nervos (menos provável do que após a cirurgia de remoção da veia).
  • Coagulação sanguínea pequena ou grande na veia ou em uma veia profunda (menos provável do que após a cirurgia de remoção da veia).

Quanto mais experiência o seu médico tiver com o laser, menos risco você terá. Converse com seu médico sobre a frequência com que esses efeitos colaterais acontecem em seu consultório.

Como funciona bem

Tratamento simples a laser. Nos últimos 20 anos, esse tipo de tratamento a laser tornou-se bastante seguro e eficaz. Tratamento endovenoso a laser. O tratamento com laser endovenoso fecha as veias cerca de 94 em 100 vezes. Não funciona cerca de 6 em 100 vezes. Se o tratamento com laser endovenoso não fechar a veia, você precisará de um segundo tratamento. Dependendo do que está disponível em sua área, você pode escolher entre outro tratamento a laser, tratamento por radiofrequência ou escleroterapia. Em alguns casos, a cirurgia venosa é recomendada. Para ter a melhor chance de sucesso, certifique-se de ter um médico com bastante experiência em laser endovenoso.

FONTE: https://g1.globo.com/

FONTE: https://www.r7.com/

FONTE: https://www.terra.com.br/noticias/

FONTE: https://noticias.uol.com.br/