O que é nefrologia e o que um nefrologista faz?
A Nefrologia é uma especialidade da medicina interna que se concentra no tratamento de doenças que afetam os rins. Você tem dois rins, eles estão localizados abaixo da caixa torácica em cada lado da coluna. Os rins têm várias funções vitais, incluindo:
- remover resíduos e excesso de fluido do sangue
- mantendo o equilíbrio eletrolítico do seu corpo
- liberando hormônios com funções como controlar a pressão arterial
Trabalho de nefrologista
O nefrologista é um tipo de médico especializado no tratamento de doenças renais. Os nefrologistas não apenas têm experiência em doenças que afetam especificamente os rins, mas também sabem como a doença ou disfunção renal pode afetar outras partes do corpo, diz a equipe https://nefroclinicas.com.br “embora o seu médico de atenção primária trabalhe para ajudar a prevenir e tratar os estágios iniciais da doença renal”. Um nefrologista pode ser chamado para ajudar a diagnosticar e tratar doenças renais mais graves ou complexas.
Diferenças entre nefrologia e urologia
Os campos da nefrologia e da urologia compartilham alguma sobreposição porque podem envolver os rins . Enquanto o nefrologista se concentra nas doenças e condições que afetam o rim mais diretamente, o urologista se concentra nas doenças e condições que podem afetar o trato urinário masculino e feminino. O trato urinário inclui os rins, mas também várias outras partes, como ureteres , bexiga e uretra. O urologista também trabalha com os órgãos reprodutores masculinos, como o pênis, os testículos e a próstata .
As condições que um urologista pode tratar podem incluir:
- pedras nos rins
- infecções da bexiga
- problemas de controle da bexiga
- disfunção erétil
- aumento da próstata
Como encontrar um nefrologista
Se você precisar consultar um nefrologista, seu médico de atenção primária poderá indicar um. Em alguns casos, sua seguradora pode exigir que você seja encaminhado por seu médico de atenção primária antes de visitar um especialista. Se você optar por não obter orientação de seu médico de atenção primária, verifique com sua seguradora uma lista de especialistas próximos cobertos por sua rede de seguros.
Quais são os tipos e causas da doença renal?
Doença renal crônica
A forma mais comum de doença renal é a doença renal crônica . A doença renal crônica é uma doença crônica que não melhora com o tempo. Geralmente é causada por pressão alta. A pressão arterial elevada é perigosa para os rins porque pode aumentar a pressão sobre os glomérulos. Os glomérulos são os minúsculos vasos sanguíneos dos rins onde o sangue é limpo. Com o tempo, o aumento da pressão danifica esses vasos e a função renal começa a declinar.
A função renal eventualmente se deteriorará a ponto de os rins não poderem mais realizar seu trabalho adequadamente. Nesse caso, uma pessoa precisaria fazer diálise. A diálise filtra o fluido extra e os resíduos do sangue. A diálise pode ajudar a tratar a doença renal, mas não pode curá-la. Um transplante de rim pode ser outra opção de tratamento, dependendo das circunstâncias. A diabetes também é uma das principais causas de doença renal crônica. Diabetes é um grupo de doenças que causa níveis elevados de açúcar no sangue. O aumento do nível de açúcar no sangue danifica os vasos sanguíneos dos rins ao longo do tempo. Isso significa que os rins não conseguem limpar o sangue adequadamente. A insuficiência renal pode ocorrer quando seu corpo fica sobrecarregado com toxinas.
Pedras nos rins
Pedras nos rins são outro problema renal comum. Eles ocorrem quando minerais e outras substâncias do sangue se cristalizam nos rins, formando massas sólidas (pedras). As pedras nos rins geralmente saem do corpo durante a micção. A passagem de cálculos renais pode ser extremamente dolorosa, mas raramente causam problemas significativos.
Quando consultar um nefrologista
Seu médico de cuidados primários pode ajudar a prevenir e tratar os estágios iniciais da doença renal . No entanto, às vezes, esses estágios iniciais podem não apresentar nenhum sintoma ou podem ter sintomas inespecíficos, como fadiga, problemas de sono e alterações na quantidade de urina.
Testes regulares podem monitorar sua função renal, principalmente se você estiver em risco de doença renal. Esses grupos incluem pessoas com:
- pressão alta
- diabetes
- doença cardíaca
- uma história familiar de problemas renais
O teste pode detectar sinais de diminuição da função renal, como diminuição do valor da TFG ou aumento do nível de albumina na urina. Se os resultados do seu teste indicarem deterioração rápida ou contínua da função renal, seu médico poderá encaminhá-lo a um nefrologista.
O seu médico também pode encaminhá-lo para um nefrologista se você tiver algum dos seguintes:
- doença renal crônica avançada
- grandes quantidades de sangue ou proteína na urina
- pedras nos rins recorrentes, embora você também possa ser encaminhado a um urologista para isso
- pressão alta que ainda está alta, mesmo que você esteja tomando medicamentos
- uma causa rara ou hereditária de doença renal.
Como encontrar um nefrologista
Se você precisar consultar um nefrologista, seu médico de cuidados primários poderá encaminhá-lo para um. Em alguns casos, sua companhia de seguros pode exigir que você tenha uma referência de seu médico de cuidados primários antes de visitar um especialista.
Se você optar por não obter uma referência de seu médico de cuidados primários, verifique com sua companhia de seguros uma lista de especialistas próximos cobertos por sua rede de seguros.
Educação e treinamento de um nefrologista
Para iniciar o caminho para se tornar um nefrologista, você deve primeiro concluir a faculdade de medicina. A faculdade de medicina dura quatro anos e exige um diploma de bacharel anterior.
Depois de receber seu diploma de médico, você precisará concluir uma residência de três anos com foco em medicina interna. A residência permite que novos médicos recebam mais treinamento e educação em um ambiente clínico e sob a supervisão de médicos mais experientes.
Uma vez certificado em medicina interna, você deve concluir uma bolsa de dois anos na especialidade de nefrologia. Esta bolsa aprimora ainda mais o conhecimento e as habilidades clínicas necessárias para a especialidade. Depois de concluir sua bolsa, você pode fazer um exame para se tornar certificado em nefrologia.
O que é doação de rim viva?
A doação em vida ocorre quando uma pessoa viva doa um órgão (ou parte de um órgão) para transplante a outra pessoa. O doador vivo pode ser um membro da família, como pai, filho, irmão ou irmã (doação relacionada ao vivo).
A doação em vida também pode vir de alguém que esteja emocionalmente relacionado ao destinatário, como um bom amigo, cônjuge ou sogro (doação viva não relacionada). Graças aos medicamentos aprimorados, não é mais necessário um vínculo genético entre o doador e o receptor para garantir um transplante bem-sucedido.
Em alguns casos, a doação em vida pode até ser de um estranho, o que é chamado de doação anônima ou não direcionada.