Cicatrizes de cesariana: cuidados básicos durante e após a cicatrização

Como mãe, seu objetivo é que seu bebê nasça saudável e seguro. E se for uma cesariana, a incisão resultante representa um dos milagres da vida – seu lindo bebê.

Mesmo assim, é natural querer fazer o que for preciso para permitir que a ferida cicatrize bem e o tecido cicatricial se recupere. A boa notícia: a maioria das cicatrizes de cesariana cicatrizam bem, deixando apenas uma linha tênue logo acima da linha dos pêlos púbicos que é facilmente escondida por roupas, roupas íntimas e roupas de banho. Se você se interesse em saber mais sobre outros procedimentos estéticos, acesse https://www.etienne.com.br/

Tipos de cesárea

Uma cesariana é onde seu médico faz dois cortes. O primeiro passa pela pele da parte inferior do abdome, cerca de 2,5 ou 5 cm acima da linha dos pêlos púbicos. A segunda é no útero, onde o médico chega para fazer o parto.

O tipo de incisão em seu abdômen pode não ser o mesmo que no útero.

A incisão em seu abdômen irá ser:

Horizontal: Uma seção de baixo perfil (ou biquíni) é usada em 95% das cesarianas hoje. Isso porque é feito na parte mais baixa do útero, que é mais fina – o que significa menos sangramento. Também é menos provável que quebre se você estiver tentando ter um parto vaginal após uma cesariana (VBAC) no nascimento de um futuro bebê.

Vertical: Esta incisão também é conhecida como cesariana clássica e é realizada no meio do útero. Costumava ser comum, mas agora é geralmente reservado apenas para determinadas situações. Isso pode ser feito, por exemplo, no caso de parto prematuro, quando o bebê está no útero ou em outra posição incomum, ou quando uma emergência exige um parto imediato. As incisões verticais podem ser um pouco mais dolorosas e demorar um pouco mais para cicatrizar.
A incisão em seu útero será:

  • Seção transversal baixa
  • Incisão vertical baixa
  • Incisão clássica
Fonte de Reprodução: Getty Imagem

Como são fechadas as cesáreas?

A incisão no útero é sempre fechada com suturas dissolúveis, mas a incisão na pele pode ser fechada de três maneiras:

Grampos: Seu médico usa um grampeador de pele para fechar a incisão com grampos de metal—uma escolha popular porque é a opção mais fácil e rápida.

Pontos: Seu médico fechará a incisão com agulha e linha. Embora esse método demore um pouco mais, alguns especialistas acreditam que pode ser uma opção melhor. Algumas pesquisas sugerem que mulheres cujas cesarianas são fechadas com pontos têm probabilidade significativamente menor de desenvolver complicações da ferida do que aquelas cujas incisões são fechadas com grampos.

Cola: A cola cirúrgica sela a pele (não se preocupe, não sai com a lavagem), que é então coberta com um curativo transparente. Alguns especialistas dizem que a cola cicatriza mais rápido, deixando a cicatriz mais fina e menos visível. Mas nem sempre é uma opção. Os médicos podem usar cola dependendo de vários fatores, incluindo como foi a cesariana, se você fez uma incisão horizontal e a consistência da pele e da gordura abdominal.

Tipos de Cicatrizes de Cesariana

Na maioria das vezes, as cicatrizes de cesariana cicatrizam adequadamente. Mas às vezes seu corpo começa a se curar, o que pode levar a problemas de cicatrização. Os seguintes problemas podem ocorrer:

Queloide: Uma cicatriz quelóide ocorre quando o tecido cicatricial se estende além das bordas originais da ferida, resultando potencialmente em aglomerados de tecido cicatricial ao redor da incisão.

Cicatriz hipertrófica: Uma cicatriz hipertrófica é mais espessa, mais firme e geralmente mais alta do que uma cicatriz normal – mas, ao contrário de um queloide, ela permanece dentro das margens da linha de incisão original.

Como você pode ajudar a cicatrizar sua cicatriz de cesariana?

Seguir estas dicas ajudará sua cicatriz de cesariana a cicatrizar melhor:

Mantenha-a limpa: Passe água com sabão sobre a ferida uma vez por dia (ao tomar banho). Não há necessidade de embebê-lo, mas você deve evitar esfregar vigorosamente. Ao terminar, seque suavemente a área com uma toalha limpa.

É possível usar uma pomada e cobrir a cicatriz: Alguns médicos dizem que não há problema em aplicar um antibiótico tópico ou vaselina e cobrir levemente a ferida com um curativo; outros dizem que é melhor não aplicar nada e deixar a ferida descoberta. Converse com seu médico sobre qual é o melhor para sua cicatriz.

Areje-o: O ar promove a cicatrização de lesões na pele, portanto, sempre que possível, exponha sua cicatriz ao ar, como usar um avental solto à noite para fazer o ar circular. Caso queira saber mais sobre cirurgia plástica e outros procedimentos estéticos, acesse Etienne.com.br/cirurgias

Mantenha seus compromissos: Se sua incisão foi fechada com pontos que não se dissolvem, certifique-se de ir às consultas de acompanhamento pós-natal para que seu médico possa removê-los. O American College of Gynecologists (ACOG) agora recomenda que o primeiro check-in pós-parto ocorra dentro de três semanas após o parto, em vez de quatro a seis, como sugeriam as diretrizes anteriores, com outro check-up abrangente dentro de 12 semanas após o parto. Para partos de cesariana, o horário e a frequência das visitas do seu médico podem ser diferentes, então converse com seu médico sobre quando entrar depois de ter o bebê.

Adie o exercício: Você precisa ter calma para permitir que as cicatrizes em seu útero e abdômen cicatrizem. Portanto, evite ao máximo dobrar ou torcer o corpo ou fazer movimentos bruscos e não pegue nada mais pesado que o seu bebê. Obtenha a aprovação do seu médico antes de retomar o exercício.

Mexa-se: Só porque você não pode treinar para uma maratona agora não significa que você não pode se manter ativo. O aumento do fluxo sanguíneo, na verdade, ajuda na cicatrização e diminui as chances de desenvolver trombose venosa profunda ou TVP (um coágulo sanguíneo mais comum durante a gravidez e o período pós-parto). Assim que sentir vontade, coloque o bebê naquele carrinho e dê um passeio pela vizinhança.

Fonte de Reprodução: Getty Imagem

Quanto tempo leva para cicatrizar uma cicatriz de cesariana?

Em duas semanas, sua cicatriz deve parecer muito melhor. Dito isso, pode levar de seis semanas a três meses até que você esteja totalmente curado.

Existe algo que você possa fazer para minimizar as cicatrizes da cesariana?

Embora a cicatriz da cesariana desapareça sozinha com o tempo, alguns truques simples podem ajudar a minimizar as cicatrizes:

Folha de silicone: Você pode comprar essas pequenas folhas no balcão; eles geralmente custam cerca de R$ 200 para um suprimento de 12 semanas. Não se sabe exatamente como a folha de silicone funciona para melhorar as cicatrizes, mas algumas pesquisas mostraram que ela pode ajudar a suavizar e achatar as cicatrizes, especialmente se você tiver tendência a formar quelóides ou cicatrizes hipertróficas. A cobertura de silicone pode começar três ou quatro semanas após a cesariana (pergunte ao seu médico); você pode ver os resultados em um mês (embora possa precisar usá-los por mais tempo para cicatrizes mais agressivas).

Géis e cremes de silicone: Os géis e cremes de silicone servem ao mesmo propósito que as folhas de silicone e também são OTC por cerca de R$ 250. Novamente, sempre pergunte ao seu médico antes de tentar qualquer tratamento para sua cicatriz.

Limite a exposição ao sol: A luz solar pode fazer com que uma cicatriz seja mais perceptível, tornando-a mais escura ou mais clara do que a pele ao redor, então tente mantê-la longe da luz solar direta durante o primeiro ano e aplique protetor solar depois disso.

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Cesariana