Como funcionam as embreagens

Se você dirige um carro com transmissão manual , pode se surpreender ao descobrir que ele tem mais de uma embreagem. E acontece que as pessoas com carros com transmissão automática também têm embreagens. Na verdade, existem embreagens em muitas coisas que você provavelmente vê ou usa todos os dias: muitas furadeiras sem fio têm uma embreagem, as motosserras têm uma embreagem centrífuga e até mesmo alguns ioiôs têm uma embreagem.

As embreagens são úteis em dispositivos que possuem dois eixos rotativos. Nestes dispositivos, um dos eixos é normalmente acionado por um motor ou polia e o outro eixo aciona outro dispositivo. Em uma furadeira, por exemplo, um eixo é acionado por um motor e o outro aciona um mandril de perfuração. A embreagem conecta os dois eixos de forma que eles possam ser travados juntos e girar na mesma velocidade ou ser desacoplados e girar em velocidades diferentes.

Em um carro, você precisa de uma embreagem porque o motor gira o tempo todo, mas as rodas do carro não. Para que um carro pare sem desligar o motor, as rodas precisam ser desconectadas do motor de alguma forma. A embreagem nos permite engatar suavemente um motor em rotação em uma transmissão sem rotação, controlando a derrapagem entre eles. Para entender como funciona uma embreagem, é útil saber um pouco sobre o atrito , que é uma medida de como é difícil deslizar um objeto sobre o outro. O atrito é causado pelos picos e vales que fazem parte de todas as superfícies – mesmo superfícies muito lisas ainda têm picos e vales microscópicos. Quanto maiores são esses picos e vales, mais difícil é deslizar o objeto. Você pode aprender mais sobre o atrito em Como funcionam os freios.

Visão explodida de uma embreagem

Quando seu pé está fora do pedal, as molas empurram a placa de pressão contra o disco da embreagem, que por sua vez pressiona o volante. Isso bloqueia o motor no eixo de entrada da transmissão, fazendo com que eles girem na mesma velocidade. A quantidade de força que a embreagem pode suportar depende do atrito entre a placa de embreagem e o volante e de quanta força a mola exerce sobre a placa de pressão. A força de atrito na embreagem funciona exatamente como os blocos descritos na seção de atrito de como funcionam os freios , exceto que a mola pressiona a placa da embreagem em vez do peso pressionando o bloco no chão.

Como uma embreagem engata e solta

Quando o pedal da embreagem é pressionado, um cabo ou pistão hidráulico empurra o garfo de liberação, que pressiona o rolamento de saída contra o meio da mola do diafragma. Conforme o meio da mola do diafragma é empurrado para dentro, uma série de pinos perto do lado externo da mola faz com que a mola afaste a placa de pressão do disco da embreagem (veja abaixo). Isso libera a embreagem do motor girando.

FAQ da embreagem

O que é uma embreagem?

As embreagens são usadas em dispositivos que possuem dois eixos rotativos. Um dos eixos é normalmente acionado por um motor ou polia, e o outro eixo aciona outro dispositivo. A embreagem conecta os dois eixos de forma que eles possam ser travados juntos e girar na mesma velocidade ou ser desacoplados e girar em velocidades diferentes.

Por que uma embreagem é usada?

Em um carro, você precisa de uma embreagem porque o motor gira o tempo todo, mas as rodas do carro não. Para que um carro pare sem desligar o motor, as rodas precisam ser desconectadas do motor de alguma forma. A embreagem nos permite engatar suavemente um motor em rotação em uma transmissão sem rotação, controlando a derrapagem entre eles.

Qual é a função de uma embreagem?

Uma embreagem funciona com dois eixos rotativos – um que normalmente é acionado por um motor ou polia e outro que aciona outro dispositivo. A embreagem conecta os dois eixos para que eles possam ser travados juntos e girar na mesma velocidade ou ser desacoplados e girar em velocidades diferentes.

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