Rinoplastia: Resculpindo sua autoestima e harmonia facial
A rinoplastia pode ser realizada sob anestesia local ou geral, dependendo da extensão do procedimento e da preferência da pessoa. É realizado no consultório de um cirurgião, em um hospital ou em um centro cirúrgico ambulatorial. Procedimentos complexos podem exigir uma curta internação hospitalar. O procedimento geralmente leva de 1 a 3 horas. Pode demorar mais.
Com anestesia local, o nariz e a área ao redor ficam anestesiados. Você provavelmente ficará levemente sedado, mas acordado durante a cirurgia (relaxado e sem sentir dor). A anestesia geral permite que você durma durante a operação.
A cirurgia geralmente é feita através de um corte (incisão) feito no interior das narinas. Em alguns casos, o corte é feito por fora, ao redor da base do nariz. Este tipo de corte é frequentemente utilizado para realizar trabalhos na ponta do nariz ou se for necessária uma cirurgia de revisão. Se o nariz precisar ser estreitado, a incisão pode estender-se ao redor das narinas. Pequenas incisões podem ser feitas na parte interna do nariz para quebrar e remodelar o osso.
Uma tala (metal ou plástico) pode ser colocada na parte externa do nariz. Isso ajuda a manter a nova forma do osso quando a cirurgia termina. Talas de plástico macio ou protetores nasais também podem ser colocados nas narinas. Isso ajuda a manter estável a parede divisória entre as passagens de ar (septo). Para ler mais sobre cirurgia estética, consulta Dra. Adriana Lembi.
O Que Meu Cirurgião Precisará Saber Antes De Prosseguirmos?
Antes da operação, seu cirurgião discutirá com você uma série de questões médicas, incluindo saber mais sobre sua saúde física e seu histórico médico. Isso ocorre porque algumas condições pré-existentes podem influenciar a continuidade da operação.
Eles também conversarão com você sobre os riscos e possíveis complicações e o anestésico que será utilizado. Tanto a anestesia geral quanto a local são opções e a decisão final sobre o que será utilizado dependerá da sua saúde, da extensão da sua cirurgia e da preferência do seu cirurgião.
Nesta fase, você deve informar o seu cirurgião sobre quaisquer medicamentos regulares que você toma, incluindo suplementos vitamínicos, e se você já teve alguma reação anterior aos medicamentos.
Se a cirurgia do nariz for realizada, seu cirurgião lhe dará instruções detalhadas sobre como você deve se preparar para a cirurgia, incluindo se você precisa tomar medicamentos adicionais ou alterar os que está tomando atualmente. Se você tiver inchaço nos tecidos devido a trauma ou lesão, eles podem prescrever um tratamento com antibióticos antes da cirurgia para reduzir o risco de infecção.
O Que Está Envolvido Na Cirurgia De Rinoplastia?
A natureza da cirurgia nasal depende dos motivos para realizá-la, mas o processo geralmente envolve que o paciente receba primeiro uma anestesia geral ou local. Se eles forem submetidos a uma cirurgia para reparar um nariz quebrado, normalmente serão inseridos instrumentos finos em cada narina para empurrar suavemente os ossos de volta ao alinhamento adequado.
A cirurgia estética pode envolver técnicas “abertas” ou “fechadas”. Uma técnica “aberta” envolve o acesso aos ossos nasais através de incisões dentro das narinas e através da columela, que é a estreita faixa de tecido que separa as narinas. Uma técnica “fechada” envolve o acesso aos ossos nasais através de incisões escondidas dentro das narinas. Depois que as incisões são feitas, a pele é retirada dos ossos e cartilagens subjacentes.
Os procedimentos cirúrgicos também podem incluir cinzelar ou quebrar os ossos nasais e, em seguida, realinhá-los ou a cartilagem do nariz pode ser aparada. Em todos os casos, as incisões são fechadas com pontos dissolventes.
O Que Acontece Após A Cirurgia De Rinoplastia?
Após a cirurgia de rinoplastia, os pacientes podem esperar dor, dormência, sensação de nariz entupido e inchaço e hematomas, principalmente ao redor dos olhos. Isso deve diminuir em alguns dias e os hematomas devem diminuir nas primeiras duas semanas.
Os pacientes normalmente usarão talas e curativos para auxiliar na cicatrização e o interior do nariz será coberto com gaze especial. A tala ajudará a minimizar o inchaço e a manter o nariz em seu novo perfil enquanto ocorre a cicatrização. Os pacientes terão que respirar pela boca até que a gaze seja removida.
Complicações também podem ocorrer posteriormente, pois toda cirurgia apresenta algum grau de risco. Com a cirurgia nasal, estes podem incluir sangramento ou infecção, sangramentos nasais repentinos, atrasos na cicatrização e irregularidades no formato do nariz, que podem desaparecer com o tempo.