A rinoplastia – comumente chamada de “obra de nariz” – é um procedimento cirúrgico cosmético que reconstrói e melhora a aparência do nariz. Continue lendo para saber mais sobre a rinoplastia, mas se você estiver considerando isso por si mesmo, também deve falar com um bom cirurgião plástico de Boston.
Um dos principais objetivos da rinoplastia é mudar a forma do nariz, e isso a torna um dos procedimentos estéticos mais populares disponíveis. Mais de 200.000 procedimentos de rinoplastia foram realizados nos Estados Unidos em 2018, de acordo com a Sociedade Americana de Cirurgiões Plásticos. Quer saber mais sobre rinoplastia? Acesse https://adrianalembi.com.br/
Quais são os quatro principais tipos de rinoplastia?
Você pode não perceber que existem vários tipos diferentes de procedimentos de rinoplastia, mas se você continuar lendo, aprenderá brevemente sobre cada tipo, o que implica e o que ele realiza. Os vários tipos de procedimentos incluem:
Uma breve introdução aos quatro principais tipos de procedimentos de rinoplastia
Quando a remodelação substancial do nariz é o objetivo, o cirurgião realizará a rinoplastia aberta ou “externa”. O cirurgião faz incisões na columela (parte inferior do septo) para levantar a pele e os tecidos para ver claramente a anatomia interna do nariz.
Quando apenas uma pequena remodelação do nariz é o objetivo, o cirurgião realizará a rinoplastia fechada. As incisões são feitas dentro do nariz. Sua pele é separada da cartilagem e do osso, que podem ser remodelados, aumentados, rearranjados ou removidos conforme desejado.
A rinoplastia secundária ou “revisão” é realizada quando os problemas persistem ou surgem após um procedimento de rinoplastia anterior. Dependendo de seu objetivo específico, uma rinoplastia secundária pode ser um procedimento aberto ou fechado.
A rinoplastia de preenchimento é muito menos invasiva. Utiliza enchimentos injetáveis para preencher depressões e suavizar a ponta do nariz para obter simetria. Os preenchimentos injetáveis, embora eficazes, fornecem apenas resultados temporários e exigem que o paciente retorne para “retoques”, geralmente cerca de uma vez por ano.
Como é feita a Rinoplastia?
A remodelação do nariz pode ser conseguida com a rinoplastia fechada que esconde as incisões dentro do nariz ou com a rinoplastia aberta quando o cirurgião faz uma incisão no tecido da columela que separa as narinas.
Os tecidos moles que cobrem o nariz são levantados através dessas incisões, dando ao cirurgião acesso para realizar o procedimento de remodelação. Depois que a estrutura do nariz subjacente é formada na forma desejada, a pele e os tecidos voltam e as incisões são fechadas.
A rinoplastia aumenta ou reduz as estruturas nasais usando cartilagem que pode ser enxertada de outras partes do corpo – geralmente do septo – embora em alguns casos a cartilagem da orelha possa ser usada.
Após o procedimento
Imediatamente após a rinoplastia, o cirurgião pode inserir tubos internos e talas para apoiar o nariz à medida que a cicatrização começa. Esses tubos e talas geralmente permanecem por cerca de uma semana. As cirurgias de rinoplastia geralmente duram de uma a duas horas, mas alguns pacientes precisam de um pouco mais de tempo.
Ao acordar da cirurgia, seu nariz será imobilizado e embalado para reduzir o sangramento. Você pode se sentir “empanturrado” como se estivesse resfriado, mas não deveria estar sentindo dor. Qualquer hematoma ao redor dos olhos e bochechas deve desaparecer nas primeiras duas semanas após o procedimento. Quer saber mais sobre os tipos de rinoplastia, acesse https://adrianalembi.com.br/rinoplastia-cirurgia-nariz-bh/
Peça para alguém ficar com você nos primeiros dois ou três dias após a cirurgia. Você pode se sentir bem, mas com a ajuda de outra pessoa, você pode garantir que nada atrapalhe seus primeiros dias de recuperação.
Quando a Rinoplastia é Recomendada?
Enquanto muitos pacientes procuram a rinoplastia por razões puramente estéticas, outros pacientes precisam de cirurgia de rinoplastia por estes e outros motivos de saúde:
1. Para reparar uma passagem de ar restrita que pode causar dificuldade em respirar ou dormir ou outros problemas com os seios nasais. Se um paciente tiver um desvio de septo, a rinoplastia pode endireitá-lo e melhorar a respiração do paciente.
2. Nariz quebrado pode curar torto. A cirurgia estética imediatamente após a fratura do nariz pode ajudar o paciente a evitar a cirurgia corretiva mais difícil que será necessária se o nariz cicatrizar de forma assimétrica.
3. Um coágulo de sangue não tratado no septo pode danificar a cartilagem circundante, causar o colapso da ponte do nariz e criar uma condição chamada “nariz em sela”.
Como os pacientes se preparam para a rinoplastia?
Antes de um procedimento de rinoplastia, o paciente deve evitar fumar, se afastar do trabalho pelo período de recuperação – pelo menos uma semana – e providenciar transporte, pois você não pode dirigir para casa sozinho após a cirurgia de rinoplastia.
Além disso, os pacientes precisarão evitar medicamentos anti-inflamatórios, aspirina e suplementos de ervas. Tudo isso pode aumentar o sangramento. Um paciente pode precisar fazer um exame físico, tomar medicamentos específicos antes da cirurgia ou ajustar seus medicamentos atuais.
O tempo de recuperação de um paciente dependerá dos detalhes precisos do procedimento, mas a maioria dos pacientes pode retornar ao trabalho em cerca de uma semana. As melhorias devem ser visíveis dentro de catorze dias, mas os resultados finais podem não ser totalmente visíveis por seis meses e às vezes mais.
O que você deve perguntar ao médico
Seu cirurgião de rinoplastia deve explicar totalmente a você os riscos e complicações associados à cirurgia. Certifique-se de que todas as suas perguntas foram respondidas e que você está totalmente confortável antes de prosseguir com o procedimento. As perguntas que você deve fazer ao seu médico incluem:
1. Você é certificado pelo conselho? Seu médico de rinoplastia deve ser certificado pelo American Board of Cosmetic Surgery (ABCS).
2. Quantas rinoplastias você já fez? Um especialista em abdominoplastia ou aumento de mama pode ter pouca ou nenhuma experiência em rinoplastia e vice-versa. Escolha um médico especializado em rinoplastia e que a tenha realizado em pacientes de todas as idades e sexos.
3. Que anestesia é fornecida e por quem? A anestesia deve ser administrada apenas por um médico anestesista certificado pelo conselho ou por uma enfermeira anestesista certificada. Os cirurgiões certificados pela ABCS trabalham apenas com profissionais de anestesia treinados e licenciados.
Quanto custa a Rinoplastia?
A maioria dos procedimentos cirúrgicos estéticos são eletivos, então a maioria dos pacientes paga pessoalmente e diretamente. No entanto, se você estiver procurando por uma rinoplastia por motivos de saúde – como um problema respiratório relacionado a um desvio de septo – um procedimento de rinoplastia pode ser coberto pelo seu plano de saúde.
Você deve receber uma cotação de taxa personalizada e detalhada durante ou após sua primeira consulta com um cirurgião plástico. Se a citação parece boa demais para ser verdade, provavelmente é, embora um preço alto não seja garantia de que um cirurgião seja qualificado ou que você ficará satisfeito com os resultados.
Quando você escolhe o cirurgião cosmético certo de Boston e segue fielmente as instruções desse médico, em apenas algumas semanas após o procedimento, você estará se sentindo e com ótima aparência e desfrutando dos benefícios de sua cirurgia de rinoplastia.