Fatores a considerar ao considerar as opções de tratamento de varizes
Mais de 30 por cento da nossa população tem alguma forma de doença venosa. Se você incluir vasinhos, essa porcentagem aumenta drasticamente. Embora a maioria das pessoas entenda que as varizes não desaparecem sem tratamento, muitas adiam procurar os serviços de um especialista em tratamento de veias.
Alguns demoram a marcar consultas porque não percebem como os avanços na tecnologia médica expandiram suas opções de tratamento. Outros atrasam o planejamento de um procedimento porque não têm certeza de que possuem informações suficientes para tomar uma decisão informada. Quer saber mais sobre os tratamentos, acesse https://angio.com.br/
Nós entendemos suas preocupações. Conhecer os prós e os contras de cada um dos muitos tratamentos destinados a se livrar das veias problemáticas pode ajudá-lo a determinar qual opção de tratamento pode ser adequada para você.
Compreender a causa das veias varicosas
Os danos nas veias nos vasos sanguíneos mais pequenos da superfície da pele podem aparecer como uma única marca semelhante a um fio ou formar uma teia de veias vermelhas ou azuis (telangiectasia). As telangiectasias, comumente chamadas de vasinhos por causa de sua aparência, podem aparecer em qualquer parte do corpo. Os pesquisadores suspeitam que sejam causados por uma combinação de fatores genéticos e ambientais, como exposição à luz solar, calor e frio. As teorias modernas sugerem que essas aranhas são mais comumente associadas ao fluxo sanguíneo retrógrado nas veias próximas, uma condição conhecida como doença do refluxo venoso superficial.
As veias da aranha podem causar desconforto, mas as seguradoras tendem a cobri-las para serem consideradas um problema cosmético e geralmente se recusam a tratar as veias da aranha por conta própria. No entanto, nas circunstâncias certas, muitas seguradoras se comprometem a tratar a causa subjacente do problema.
As varizes são mais do que apenas um problema cosmético. Essas veias protuberantes, retorcidas e semelhantes a fios ocorrem porque as válvulas param de fechar da maneira que deveriam. Quando as válvulas falham, a gravidade puxa o sangue que deveria estar subindo para o coração, para baixo, uma condição formalmente conhecida como insuficiência venosa ou doença do refluxo venoso superficial. O aumento do volume de sangue abaixo da área danificada faz com que suas veias se dilatem, torçam, estiquem e inchem. Finalmente, a insuficiência venosa pode causar dor nas pernas, inchaço, descoloração, úlceras cutâneas dolorosas e um risco aumentado de trombose venosa profunda.
Embora nada possa ser feito para reparar danos na válvula, há um número significativo de maneiras de tratar doenças venosas e restaurar a circulação saudável. Dependendo do tamanho, gravidade e localização de suas veias problemáticas, seu especialista em veias pode recomendar um dos muitos tratamentos minimamente invasivos que colapsam a veia e redirecionam o fluxo sanguíneo. Para determinar quais alternativas atendem melhor às suas necessidades, considere os dois lados da equação, os prós e os contras das seguintes opções de tratamento de veias.
Escleroterapia por injeção
Durante a escleroterapia, um medicamento é injetado com uma agulha fina na área da veia afetada pelo dano da válvula. A droga causa uma leve inflamação da mucosa venosa, fazendo com que a veia se feche. A veia colapsada eventualmente se transforma em tecido cicatricial e é absorvida pelo seu corpo.
O tipo de produto químico usado durante a escleroterapia por injeção depende do tamanho da veia a ser tratada. Solução salina hipertônica pode ser usada para vasinhos, enquanto veias maiores podem se beneficiar da espuma. Outros medicamentos, como tetradecil de sódio ou Asclera, também podem ser recomendados.
Os benefícios da escleroterapia por injeção
A escleroterapia por injeção existe desde a década de 1930. Você pode sentir uma leve sensação de ardor durante o tratamento, mas isso deve diminuir em um ou dois minutos. A escleroterapia por injeção pode ser sua melhor opção de tratamento se você estiver procurando por um procedimento simples no consultório com pouco tempo de inatividade. Algumas das outras razões pelas quais você pode querer considerar a escleroterapia são:
- Sem necessidade de anestesia
- Pouco desconforto, sem dor
- Geralmente completa em 15 a 20 minutos
- É provável que você volte para casa após o procedimento
- Sem restrição de atividade nos dias e semanas após o tratamento
O Desvantagens da escleroterapia
Embora seja provável que você retorne às suas atividades normais após a escleroterapia, seu médico provavelmente recomendará que você use meias de compressão por uma ou duas semanas após o tratamento IV. Algumas pessoas podem achar isso uma desvantagem. Outras desvantagens potenciais da escleroterapia podem incluir:
- O tratamento pode exigir várias sessões
- Pequenos hematomas
- Vermelhidão transitória
- Ligeira coceira ou queimação na área de tratamento
- Os resultados completos podem não ser visíveis por várias semanas ou meses
Uma pequena porcentagem de pessoas que escolhem a escleroterapia desenvolve telangiectasia causada pelo frio rede transitória de minúsculos vasos sanguíneos rosados que geralmente desaparecem sem tratamento. Embora raras, reações alérgicas ou bolhas na área de tratamento também são possíveis. Para saber mais sobre outros tipos de tratamentos das varizes, acesse https://angio.com.br/
Injeções de Asclera®
Asclera® (Polidocanol) é um medicamento prescrito usado durante a escleroterapia. Este injetável pode ser usado para tratar vasinhos e até mesmo algumas veias de até 3 mm de tamanho. Como outros agentes esclerosantes, Asclera® é formulado para danificar as células que revestem os vasos sanguíneos tratados, mas Asclera® tem um perfil mais seguro do que muitos outros injetáveis.
Após as injeções de Asclera®, as plaquetas aderem ao local de tratamento e bloqueiam o fluxo sanguíneo. Como em qualquer outra forma de escleroterapia por injeção, a veia ocluída é substituída por tecido cicatricial e reabsorvida.
Os benefícios das injeções de Asclera®
Uma sessão típica de Asclera™ geralmente dura de 15 a 45 minutos, dependendo da área a ser tratada. Muitas pessoas consideram o tratamento com Asclera® mais agradável do que outros agentes esclerosantes. Alguns dos outros benefícios das injeções de Asclera® são:
- Considerado o padrão ouro para o tratamento de vasinhos
- Risco reduzido de descoloração ou descoloração da pele
- Risco reduzido de irritação pós-tratamento Nenhum tratamento de acompanhamento <br>Queimação ou cãibras
- Nenhuma saúde conhecida a longo prazo riscos associados ao uso de Asclera®
Desvantagens das injeções de Asclera™
Seu especialista em veias provavelmente pedirá que você se abstenha de exercícios vigorosos, banhos quentes ou voos longos por uma semana ou mais após o tratamento. Algumas das outras desvantagens das injeções de Asclera ™ podem incluir:
- Roupas de compressão são necessárias após o tratamento
- Custo mais alto do que solução salina hipertônica
- Várias sessões de tratamento podem ser necessárias para obter os melhores resultados
- Possível reação alérgica
As injeções de Asclera ™ não são recomendadas para pessoas grávidas ou amamentando, tem um distúrbio hemorrágico ou tem histórico de trombose venosa profunda (TVP). As reações no local da injeção podem incluir coceira, hematomas fáceis ou irritação da pele.
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Variz