Como funciona a cirurgia de redução de mama masculina?

A cirurgia de ginecomastia, também conhecida como redução de mama masculina, é a correção cirúrgica de mamas superdesenvolvidas ou aumentadas em homens.

Quais são os riscos da cirurgia de ginecomastia?

A decisão de fazer uma cirurgia plástica é extremamente pessoal, e você terá que decidir se os benefícios atingirão seus objetivos e se os riscos e complicações potenciais da cirurgia de ginecomastia são aceitáveis.

Você será solicitado a assinar formulários de consentimento para garantir que compreende totalmente o procedimento e quaisquer riscos e complicações potenciais.

Os riscos da cirurgia de ginecomastia incluem:

  • Reações à fita, materiais de sutura, colas, preparações tópicas ou agentes injetados
  • Riscos de anestesia
  • Sangramento (hematoma)
  • Coágulos de sangue
  • Assimetria mamária
  • Contorno da mama e irregularidades de forma
  • Mudanças na sensação do mamilo ou da mama podem ser temporárias ou permanentes
  • Danos a estruturas mais profundas – como nervos, vasos sanguíneos, músculos e pulmões – podem ocorrer e podem ser temporários ou permanentes
  • Trombose venosa profunda, complicações cardíacas e pulmonares
  • Tecido gorduroso encontrado na mama pode morrer (necrose gordurosa)
  • Acúmulo de fluido (seroma)
  • Infecção
  • Dor persistente
  • Má cicatrização de feridas
  • Possibilidade de cirurgia de revisão
  • Cicatriz desfavorável

Esses riscos e outros serão totalmente discutidos antes de seu consentimento. É importante que você trate todas as suas dúvidas diretamente com o seu cirurgião plástico.

Fonte: Reprodução: Pinterest

Como devo me preparar para a cirurgia de ginecomastia?

Ao se preparar para a cirurgia de ginecomastia, você pode ser solicitado a:

  • Faça testes de laboratório ou uma avaliação médica
  • Tome certos medicamentos ou ajuste seus medicamentos atuais
  • Pare de fumar
  • Evite tomar aspirina, antiinflamatórios e suplementos de ervas, pois podem aumentar o sangramento

O sucesso e a segurança do seu procedimento de ginecomastia dependem muito da sua total sinceridade durante a consulta. Serão feitas várias perguntas sobre sua saúde, desejos e estilo de vida.

A cirurgia de redução de mama em homens pode ser realizada em uma unidade cirúrgica credenciada, em um centro cirúrgico ambulatorial licenciado ou em um hospital. Certifique-se de providenciar alguém para levá-lo de e para a cirurgia e ficar com você pelo menos a primeira noite após a cirurgia.

Quais são as etapas de um procedimento de ginecomastia?

Um procedimento de ginecomastia inclui as seguintes etapas:

Anestesia

Os medicamentos são administrados para seu conforto durante os procedimentos cirúrgicos. As opções incluem sedação intravenosa e anestesia geral. Seu médico recomendará a melhor opção para você.

Técnica de lipoaspiração

Fonte: Reprodução: Pinterest

Nos casos em que a ginecomastia é principalmente o resultado de tecido adiposo em excesso, apenas as técnicas de lipoaspiração podem ser usadas. Isso requer a inserção de uma cânula, um tubo fino e oco, por meio de várias pequenas incisões.

A cânula é movida para frente e para trás em um movimento controlado para soltar o excesso de gordura, que é então removida do corpo por sucção a vácuo.

Existem várias técnicas de lipoaspiração que podem ser utilizadas; a técnica mais apropriada para o seu caso será definida antes de seu procedimento.

Técnica de excisão

Fonte: Reprodução: Pinterest

As técnicas de excisão são recomendadas quando o tecido glandular da mama ou o excesso de pele devem ser removidos para corrigir a ginecomastia. A excisão também é necessária se a aréola for reduzida ou o mamilo for reposicionado para um contorno masculino mais natural. Os padrões de incisão variam dependendo das condições específicas e da preferência cirúrgica.

Combinação de técnicas de lipoaspiração e excisão

Fonte: Reprodução: Pinterest

Às vezes, a ginecomastia é tratada com lipoaspiração e excisão.

O que devo esperar durante a recuperação da minha cirurgia de ginecomastia?

Durante o período de recuperação de sua cirurgia de ginecomastia, curativos ou bandagens serão aplicados em suas incisões e uma bandagem elástica ou roupa de suporte pode ser usada para minimizar o inchaço e apoiar seu novo contorno torácico conforme ele cicatriza após a cirurgia.

Um tubo pequeno e fino pode ser colocado temporariamente sob a pele para drenar qualquer excesso de sangue ou fluido que possa se acumular.

Você receberá instruções específicas que podem incluir como cuidar do local cirúrgico e drenos, medicamentos para aplicar ou tomar por via oral para ajudar na cicatrização e reduzir o potencial de infecção, questões específicas a serem observadas no local da cirurgia ou em sua saúde geral e quando fazer o acompanhamento com seu cirurgião plástico.

Que resultados devo esperar após a cirurgia de ginecomastia?

Os resultados da cirurgia de ginecomastia são imediatamente visíveis. Com o tempo, o inchaço pós-cirúrgico desaparecerá e as linhas de incisão desaparecerão. A satisfação com sua nova imagem deve continuar a crescer conforme você se recupera da cirurgia.

Os resultados finais de sua cirurgia de ginecomastia podem levar de 3 a 6 meses para serem alcançados. As linhas de incisão são permanentes, mas continuarão a desaparecer com o tempo.

Cicatrizes de cirurgia de ginecomastia

Qualquer tratamento cirúrgico para corrigir a ginecomastia exigirá incisões. Embora a maioria das linhas de incisão esteja escondida dentro de contornos naturais, algumas podem ser visíveis e são um resultado necessário da cirurgia de redução de mama masculina.

Todas as cicatrizes da cirurgia de ginecomastia são permanentes, embora algumas cicatrizes possam estar ocultas nos contornos naturais da mama. A melhora da parte superior do corpo provavelmente aumentará sua autoimagem e confiança, seja em uma camisa e gravata, uma camiseta ou expor o peito na praia.

A prática da cirurgia não é uma ciência exata. Embora sejam esperados bons resultados de seu procedimento, não há garantia. Em algumas situações, pode não ser possível obter resultados ideais com um único procedimento cirúrgico para tratar a ginecomastia.

Outra cirurgia pode ser necessária:

  • Para realizar um aperto adicional ou reposicionamento das mamas
  • Para tratar quaisquer complicações que possam ocorrer

Fonte: Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Ginecomastia