Abdominoplastia: tudo sobre a cirurgia que vai deixar a sua barriga chapada

A abdominoplastia é um procedimento cirúrgico que tem como objetivo principal remover o excesso de flacidez da região abdominal e corrigir a diástase, que é a separação dos músculos abdominais. É importante ressaltar que a abdominoplastia não é um procedimento para a remoção de gordura, embora possa ocorrer a remoção de gordura que esteja adjacente à pele que será removida durante a cirurgia.

No entanto, é importante ressaltar que a abdominoplastia, embora seja considerada segura, deve ser realizada nas condições ideais e por um profissional qualificado. Ela é recomendada em diversas situações, como em casos de flacidez abdominal após a gravidez ou perda significativa de peso, como é comum em pacientes que passaram por cirurgia bariátrica.

É fundamental que o paciente passe por uma avaliação médica criteriosa antes de decidir pela realização da cirurgia, a fim de garantir que esteja em boas condições de saúde e que tenha expectativas realistas em relação aos resultados. Além disso, é importante seguir todas as orientações médicas pré e pós-operatórias para garantir uma recuperação adequada e minimizar os riscos associados ao procedimento.

Caso queira saber mais sobre um bom cirurgião que faz abdominoplastia consulte: https://www.douglasaires.com.br/

Quando fazer abdominoplastia?

A abdominoplastia é recomendada quando há um conjunto de condições, incluindo o excesso de flacidez na pele da região abdominal, concentração de tecido adiposo nessa área e diástase abdominal, que é a separação dos músculos abdominais.

A cirurgia de abdominoplastia é capaz de remover o excesso de pele e tecido adiposo, além de corrigir a diástase abdominal, resultando em uma aparência mais tonificada e firme na região abdominal. No entanto, é importante ressaltar que a abdominoplastia não é um procedimento de emagrecimento, mas sim de remodelação e melhora da estética abdominal.

Antes de decidir pela realização da cirurgia, é fundamental passar por uma consulta com um cirurgião plástico especializado, que avaliará sua condição física, histórico médico e discutirá suas expectativas e objetivos. Dessa forma, será possível determinar se a abdominoplastia é o procedimento mais adequado para atender às suas necessidades.

A abdominoplastia é indicada em diferentes situações e condições que afetam a região abdominal. Alguns dos principais motivos para realizar a cirurgia incluem:

  1. Envelhecimento da pele: Com o passar do tempo, a pele perde sua elasticidade natural e pode ocorrer o surgimento de flacidez na região abdominal.
  2. Características hereditárias: Algumas pessoas possuem predisposição genética para acumular gordura na região abdominal, o que pode levar ao excesso de pele e flacidez.
  3. Facilidade em acumular gordura no abdômen: Fatores como sedentarismo, dieta inadequada e estilo de vida podem levar ao acúmulo de gordura na região abdominal, contribuindo para a flacidez.
  4. Grande perda de peso: Indivíduos que passaram por uma significativa perda de peso, seja por meio de dieta, exercícios ou cirurgia bariátrica, muitas vezes apresentam excesso de pele na região abdominal.
  5. Gravidez: Durante a gravidez, ocorrem mudanças no corpo da mulher, como o estiramento da pele abdominal e a separação dos músculos abdominais, que podem resultar em flacidez e excesso de pele após o parto.

A abdominoplastia é uma técnica cirúrgica capaz de tratar esses problemas, removendo o excesso de pele, reposicionando os músculos abdominais e proporcionando um contorno abdominal mais firme e tonificado. É importante ressaltar que a realização da cirurgia em homens também é possível e pode ser indicada em casos de flacidez ou diástase abdominal.

É fundamental buscar um cirurgião plástico qualificado e realizar uma consulta prévia para discutir suas expectativas, histórico médico e avaliar se a abdominoplastia é a opção adequada para alcançar seus objetivos estéticos, incluindo a busca pela “barriga chapada”.

Quais são os tipos de abdominoplastia?

Fonte: Reprodução: Pinterest

Diversas variações de abdominoplastia estão disponíveis, incluindo a abdominoplastia clássica, a em formato de âncora, a mini abdominoplastia, a reversa e a circunferencial. Embora todas elas tenham como objetivo principal a remoção do excesso de pele na região abdominal, cada tipo é indicado para diferentes graus de flacidez.

Embora a opção mais frequente seja a abdominoplastia com a cicatriz posicionada próxima aos pelos pubianos, existem outras abordagens disponíveis. A seguir, você verá algumas das opções alternativas.

No entanto, é importante ressaltar que todas as cicatrizes resultantes da abdominoplastia são cuidadosamente planejadas para serem o mais discretas possível.

1. Abdominoplastia Clássica

A técnica mais indicada e realizada pela Dream Plastic é a abdominoplastia clássica.

Nessa técnica, a incisão é feita na horizontal, estendendo-se de uma ponta a outra do quadril. No entanto, o cirurgião plástico cuidadosamente posiciona a incisão em uma área que pode ser facilmente escondida por roupas íntimas ou trajes de banho.

Isso significa que você não precisa se preocupar com outras pessoas vendo a cicatriz ao usar certos tipos de roupas.

Os principais benefícios da técnica clássica são:

  • Remoção do excesso de pele e gordura
  • Eliminação das estrias abaixo do umbigo
  • Preservação do umbigo com uma cicatriz ao seu redor

2. Abdominoplastia em Âncora

Essa técnica segue os mesmos princípios da cirurgia clássica, porém a cicatriz terá um formato maior, abrangendo tanto a parte inferior horizontalmente como também verticalmente.

A indicação para esse procedimento é restrita a um grupo de pessoas que apresenta uma grande quantidade de pele em excesso, geralmente devido a uma perda significativa de peso, como pacientes submetidos a cirurgias bariátricas (redução do estômago) ou indivíduos que passaram por uma dieta rigorosa combinada com exercícios intensos.

Aqueles que possuem grande quantidade de tecido flácido sabem o quanto isso pode ser desconfortável. O acúmulo de suor em determinadas áreas pode causar assaduras, resíduos e favorecer o crescimento de bactérias e fungos. Além disso, pode levar a problemas como mau odor, candidíase e outras infecções.

Os principais benefícios da abdominoplastia em âncora são:

  • Remoção vertical e horizontal de pele em excesso
  • Eliminação de uma quantidade significativa de pele flácida e estrias
  • Cirurgia reparadora que contribui para a saúde, bem-estar e higiene do paciente

3. Mini Abdominoplastia

A mini abdominoplastia é indicada para mulheres que estão dentro do peso ideal, com uma quantidade mínima de flacidez muscular localizada abaixo do umbigo. Nesse caso, não será necessário realizar a sutura dos músculos, pois não há diástase do reto abdominal.

A cicatriz resultante desse procedimento terá uma extensão e localização semelhantes àquelas da cesariana.

Os principais benefícios da mini abdominoplastia são:

  • Preservação do umbigo da paciente, sem alterar sua localização
  • Ausência de cicatriz ao redor do umbigo
  • Cicatriz menor e mais discreta, ficando ainda mais escondida sob roupas íntimas

4. Abdominoplastia Reversa

A abdominoplastia reversa, também conhecida como abdominoplastia invertida, é uma técnica rara e não é amplamente indicada. Nesse procedimento, a cicatriz é posicionada abaixo das mamas, ao contrário da abdominoplastia clássica, em que a incisão é feita acima dos pelos pubianos.

Essa técnica é especialmente recomendada para pacientes que apresentam grande quantidade de pele flácida acima do umbigo, ou seja, no abdômen superior, em vez do inferior como na abdominoplastia tradicional. Uma vantagem adicional é que, caso a paciente deseje realizar uma cirurgia nas mamas, a mesma incisão pode ser aproveitada.

A Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) indica essa técnica para pacientes que desejam evitar a cicatriz vertical na barriga, como ocorre na técnica em âncora, que utiliza uma incisão vertical, ao contrário da técnica clássica, cuja cicatriz é horizontal.

A abdominoplastia circunferencial é uma técnica menos comum, geralmente recomendada como uma cirurgia reparadora. É realizada em pacientes que possuem um excesso significativo de pele não apenas no abdômen, mas também nos flancos e costas. Nesse caso, a cicatriz segue um padrão circular, começando próximo à região pubiana, contornando todo o quadril e passando pelas costas.

Essa cirurgia é frequentemente realizada em pacientes que passaram por uma perda de peso considerável, como resultado de cirurgia bariátrica. Também pode ser conhecida como torsoplastia, pois além de remover a pele flácida e a gordura da região das costas e quadril, também proporciona um leve levantamento nos glúteos.

É importante ressaltar que conhecer os tipos de abdominoplastia não substitui a compreensão do processo completo da cirurgia. Vamos começar pelo pré-operatório.

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Abdominoplastia