A lipoaspiração é perigosa? O que esperar, riscos e muito mais
O que é Lipoaspiração?
A lipoaspiração, coloquialmente conhecida como lipoplastia ou contorno corporal, é um procedimento cirúrgico no qual uma técnica de sucção é usada para remover a gordura de partes específicas do corpo. Áreas comuns para administrar lipoaspiração incluem os braços, coxas, abdômen, quadris, nádegas e pescoço. A lipoaspiração pode ser uma ótima maneira de remover a gordura teimosa em indivíduos que mantêm um peso geralmente saudável.
Assim como qualquer outro procedimento cirúrgico, a lipoaspiração apresenta riscos médicos e estéticos dos quais os pacientes devem estar cientes antes de se submeterem à operação. A lipoaspiração é, no entanto, bastante rotineira para cirurgiões plásticos experientes e, quando realizada por profissionais talentosos, os pacientes ficam satisfeitos com o resultado. Quer mais dicas sobre lipoaspiração? Entre em contato com https://guiadaplastica.com.br/
O que esperar
Dependendo da área do corpo que está sendo tratada, a lipoaspiração pode ter diferentes efeitos e tempos de recuperação. Alguns procedimentos são realizados em ambulatório, enquanto outros requerem internação hospitalar.
A lipoaspiração é realizada sob anestesia geral. Um anestesiologista altamente qualificado determinará a dosagem adequada para fornecer com segurança que o manterá inconsciente durante a cirurgia.
Depois de sair da anestesia, você provavelmente sentirá dor, bem como sentirá dor e/ou desconforto geral durante a fase de recuperação. Tudo isso é uma parte completamente normal do processo e nada para se preocupar. Seu médico poderá discutir tratamentos para tornar sua dor pós-operatória mais manejável. É comum sentir inchaço, dor, hematomas, dormência e dor após a lipoaspiração.
O Melhor Candidato
Para manter o nível de risco no mínimo, os pacientes serão avaliados durante a consulta para garantir que eles mantenham um baixo nível de risco e provavelmente alcancem os melhores resultados possíveis. Bons candidatos não estão acima do peso, não fumam, têm boa elasticidade da pele, têm tônus muscular, são geralmente saudáveis e, o mais importante, têm áreas de gordura teimosa que parecem não desaparecer por meios naturais de perda de gordura.
Bons candidatos para lipoaspiração são:
- Depósitos de gordura teimosos onde dieta ou exercício não funcionam
- Sem muito excesso de pele
- Tem elasticidade da pele
- Tônus muscular
- Sem sobrepeso ou obesidade (IMC abaixo de 30)
- não fuma
- Boa forma física e saúde geral
Riscos
A lipoaspiração, como outros procedimentos cosméticos, apresenta riscos médicos e estéticos. Os riscos médicos são aqueles que podem comprometer a sua saúde, enquanto os riscos estéticos são aqueles que alteram a sua aparência sem prejudicar a sua saúde geral.
Riscos médicos:
Romano
O seroma é um acúmulo de líquido que pode ocorrer após a lipoaspiração. Um motivo comum para que isso aconteça são os danos aos vasos linfáticos causados pela cânula, que é o instrumento utilizado para retirar a gordura. Seromas menores podem ser absorvidos de volta ao corpo naturalmente, mas os maiores têm o potencial de serem infectados, exigindo atenção médica.
Reação à Anestesia
A lipoaspiração requer anestesia geral, que pode variar em duração, dependendo da área tratada. A anestesia sempre apresenta riscos leves a graves. Durante sua consulta, seu cirurgião determinará se você é um bom candidato para anestesia geral para evitar riscos maiores.
Reação à Lidocaína
A lidocaína é a droga mais comumente usada na lipoaspiração, reduz a dor bloqueando o sinal das terminações nervosas para o cérebro. Embora a lidocaína seja segura para a maioria das pessoas, ela pode causar efeitos colaterais adversos em algumas. Se você já experimentou qualquer reação à lidocaína no passado, é fundamental que você discuta isso com seu médico.
Infecção
Embora não seja comum, a infecção é sempre um risco na lipoaspiração. Muito movimento ou pressão na área logo após a cirurgia pode ser o principal fator de risco para infecção. Para evitar que isso aconteça, é fundamental que o paciente siga as orientações de cuidados pós-cirúrgicos.
Embolia gordurosa
A embolia gordurosa ocorre quando a gordura fica presa no vaso sanguíneo e viaja pela corrente sanguínea para os principais órgãos. A embolia gordurosa ocorre quando a gordura que foi quebrada é transportada para outra parte do corpo pela corrente sanguínea. Este é um dos riscos mais perigosos da lipoaspiração e requer atenção médica urgente.
Punção Interna
Embora extremamente raro, é possível que uma cânula perfure um órgão interno ao se aproximar demais dele durante a remoção da gordura. Isso requer cuidados urgentes. Caso se interesse mais sobre cirurgias plástica, acesse https://guiadaplastica.com.br/
Riscos estéticos:
Cicatrizes
Como sua camada subcutânea está sendo penetrada durante o procedimento, algumas cicatrizes serão inevitáveis; no entanto, um cirurgião habilidoso usará técnicas que ocultam cicatrizes em locais menos visíveis. Seu médico também irá sugerir uma rotina de cuidados pós-cirúrgicos projetada para minimizar as cicatrizes.
Pergunte sobre cremes tópicos para ajudar a reduzir qualquer cicatriz. Também proteja as cicatrizes da exposição ao sol. Com cuidado e tempo adequados, eles desaparecem em pequenas manchas.
Pele Solta
Pele solta pode ocorrer após a lipoaspiração como resultado da remoção de gordura. Pacientes mais velhos e pacientes com menos elasticidade da pele correm maior risco de ter pele solta após o procedimento. No entanto, existem maneiras de tratar isso, incluindo cirurgia adicional ou até mesmo tonificando os músculos abaixo.
Contorno Irregular
Uma distribuição desigual de bolsas de gordura subcutânea é uma complicação comum na lipoaspiração. Para mitigar o risco, é importante encontrar um cirurgião experiente e altamente qualificado que seja capaz de criar os contornos mais lisonjeiros possíveis.
Além disso, não se esqueça de usar roupas de compressão de lipoaspiração para obter melhores resultados.
Quais são os efeitos colaterais a longo prazo da lipoaspiração?
Cuidado: a gordura pode retornar após a lipoaspiração. Os efeitos a longo prazo da lipoaspiração nem sempre são positivos. A lipoaspiração remove permanentemente as células de gordura das áreas-alvo do corpo. Portanto, se você ganhar peso, a gordura será armazenada em diferentes partes do corpo. Essa nova gordura pode aparecer mais profundamente sob a pele e pode ser perigosa se crescer ao redor do coração ou do fígado.
Danos permanentes nos nervos e alterações na sensibilidade da pele são possíveis riscos da lipoaspiração. Alguns pacientes podem desenvolver depressões ou reentrâncias nas áreas que foram aspiradas, ou podem ter pele irregular ou ondulada que não desaparece.
Pesando o risco e a recompensa
Como em qualquer cirurgia invasiva, a lipoaspiração vem com seu próprio conjunto de riscos e nível de risco que varia de paciente para paciente. A lipoaspiração é geralmente segura, especialmente quando realizada por um cirurgião altamente qualificado em uma instalação que atende a todos os padrões de saúde e segurança.
Quando se trata de cirurgia, entender os riscos e confiar em um cirurgião qualificado é sua melhor defesa contra complicações. Sempre há riscos ao entrar na faca, mas com um planejamento cuidadoso e muita atenção aos detalhes, você pode minimizar muitos desses riscos. A melhor proteção de um paciente durante a cirurgia é alguém ao seu lado – que estará ao seu lado antes, durante e depois da operação.