6 MANEIRAS DE AUMENTAR A CIRCULAÇÃO PARA DESINTOXICAÇÃO E IMUNIDADE

Você provavelmente pensa muito mais em manter o peso do que a circulação. Mas se você está interessado em prevenir doenças e limpar seu corpo de toxinas, poluentes, aditivos e produtos químicos, seu sistema circulatório é seu amigo, e precisa de sua ajuda para se manter forte.

Imagine seu sistema circulatório como uma rede de rodovias tubulares atingindo todas as partes do seu corpo. Agora imagine um congestionamento em uma dessas rodovias, com atrasos enormes, excesso de poluição e alto risco de acidentes.

Para manter sua circulação em movimento, você precisa conhecer esses princípios básicos sobre a circulação e as maneiras mais eficazes de mantê-la funcionando.

OS DOIS TIPOS DE CIRCULAÇÃO

O sistema circulatório consiste em dois sistemas distintos que trabalham em conjunto: o sistema circulatório cardiovascular e o sistema circulatório linfático

CIRCULAÇÃO CARDIOVASCULAR

Seu coração é a força por trás de seu sistema circulatório cardiovascular, bombeando sangue através de seus vasos sanguíneos, fornecendo a cada parte de seu corpo o oxigênio e os nutrientes de que necessita para um funcionamento adequado. Com má circulação, não só o fluxo sanguíneo é prejudicado, comprometendo o suprimento de sangue, mas também o coração fica sobrecarregado. Ambos têm consequências negativas e podem levar a uma variedade de problemas de saúde.

CIRCULAÇÃO LINFÁTICA

Seu sistema circulatório linfático trabalha diretamente com seu sistema circulatório cardiovascular para manter os níveis de sangue e fluido linfático em equilíbrio e eliminar as toxinas do corpo. Ele também transporta células imunológicas por todo o corpo para ajudar na defesa contra infecções.

Se sua circulação linfática diminuir ou estagnar, as toxinas se acumularão e as células do sistema imunológico não serão entregues às áreas do corpo onde são necessárias, causando uma variedade de doenças, a menos das quais são dores, dores e inchaço ( edema linfático). Isso também pode causar a deterioração do timo, das amígdalas e do baço – componentes essenciais do sistema imunológico, e enfraquecer a capacidade do corpo de combater infecções e doenças.

Fonte: Reprodução: Pinterest

6 ATIVIDADES QUE AUMENTAM OS DOIS TIPOS DE CIRCULAÇÃO

Existem várias maneiras fáceis e eficazes de melhorar a saúde de seus sistemas circulatório cardiovascular e linfático:

1. BEBA MUITA ÁGUA

A circulação é vital para todas as funções do corpo e a água constitui uma grande parte do volume sanguíneo, certifique-se de beber bastante água todos os dias e não se deixe desidratar, causando sobrecarga excessiva em seu sistema circulatório.

Mas a água ajuda a eliminar as toxinas do seu sistema?  a hidratação adequada é necessária para a perfusão adequada, que por sua vez é necessária para o funcionamento adequado, inclusive a desintoxicação. E as toxinas solúveis em água são eliminadas com a água, então a hidratação adequada é certamente relevante para a função renal.

2. FAÇA EXERCÍCIOS REGULARMENTE (CARDIO E TREINAMENTO DE FORÇA)

Qualquer atividade que contribua para o condicionamento físico geral também contribuirá para um sistema circulatório forte.

  • A atividade aeróbica regular é boa para a saúde cardíaca e os vasos sanguíneos.
  • O treinamento de resistência aumenta a massa muscular, o que aumenta a eficiência da circulação cardiovascular e linfática.

3. COMER SAUDÁVEL

A circulação é outro aspecto de sua saúde que se beneficia quando você se alimenta de maneira saudável. A linfa é composta de células imunológicas, então a qualidade da linfa é aprimorada por práticas que aumentam a imunidade, incluindo uma dieta saudável e balanceada e controle de peso.

4. FAÇA UMA MASSAGEM

Ao aplicar pressão no corpo, a massagem estimula os vasos sanguíneos e linfáticos, ajudando a mover o fluido.

Estudos sugerem que a massagem pode melhorar a circulação de maneira localizada para aliviar a dor, reduzir a inflamação e talvez acelerar a cura, semelhante à maneira como aplicar pressão em um tubo espreme o creme dental.

5. EXPERIMENTE A TERAPIA DE DRENAGEM LINFÁTICA MANUAL

Ao aplicar pressão em formas específicas que visam os nódulos linfáticos e vasos, um terapeuta treinado na técnica de terapia de drenagem linfática pode direcionar diretamente o sistema linfático para ativar a circulação do fluido linfático e estimular o funcionamento dos sistemas nervoso imune e parassimpático.

A técnica inclui manter as mãos espalmadas e movê-las ao longo do corpo para detectar e avaliar os padrões atuais de fluxo linfático, e movê-las em movimentos de onda para liberar bloqueios na rede de nódulos linfáticos e vasos.

Os benefícios da terapia de drenagem linfática incluem a redução das respostas inflamatórias (agudas e crônicas), desintoxicação, regeneração do tecido e relaxamento profundo, para citar apenas alguns.

6. AGITE COM VIBRAÇÃO E TERAPIAS DE REPERCUSSÃO

Parece óbvio que sacudir e balançar o corpo fará com que o sangue comece a bombear. Mas há alguma evidência de que eles realmente funcionam para aumentar a circulação cardiovascular e o fluxo linfático? Acontece que há: Um estudo recente publicado descobriu que “cinco minutos de vibração de 30 Hz ou 50 Hz produziu aumentos significativos no fluxo sanguíneo da pele.”

A recuperação (pular em uma cama elástica) parece ser especialmente eficaz para melhorar a circulação do sistema linfático. O fluido linfático depende completamente do exercício físico para se mover, e a força gravitacional rítmica para cima e para baixo causada pelo salto em um trampolim faz com que as válvulas unidirecionais do sistema linfático se abram e fechem, aumentando o fluxo linfático.

O movimento rítmico repetitivo de saltar em um minitrampolim fornece um método de exercício simples e de impacto zero com benefícios de longo prazo para a saúde física e mental, esses benefícios incluem o aumento do consumo de oxigênio e a promoção da desintoxicação por meio dos pulmões, pele e linfa.

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Drenagem_linf%C3%A1tica