AR CONDICIONADO AUTOMOTIVO

Veja dicas para ar condicionados de carros!

Dicas de Verão: Como Usar Efetivamente Seu Ar Condicionado
22 de maio de 2014, 15:17 UTC · por Gabriel Brindusescu / Home / News / Auto Guide
Há um bilhão de graus para fora e você sente que o asfalto está derretendo sob seus pés. Você quase queria que ele pudesse nevar um pouco apenas para sentir e respirar um pouco de ar frio. Felizmente, a maioria dos veículos de hoje vem com ar condicionado para que você possa aproveitar isso em qualquer lugar. Mas você sabe como usar corretamente o sistema AC?
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Alternar o AC do carro tornou-se uma ação tão comum hoje, você quase faz isso como um reflexo, assim como você fecha os olhos quando espirra. A maioria das pessoas nem sabe como funciona o AC e, como resultado, o usarão incorretamente.

Sim, as montadoras tornaram a interface do usuário do AC muito fácil de usar; Tudo o que você precisa fazer é pressionar um botão e definir a temperatura, o resto sendo feito pelo sistema, mas existem alguns truques para usar o sistema de forma mais eficiente.

Truques que podem ser óbvios o suficiente para se descobrir, ou escondidos que nem todas as montadoras vão compartilhar com você. Nós vamos contar-lhe alguns dos mais importantes aqui, mas primeiro vamos dar uma olhada em como o AC funciona.

O sistema de ar condicionado em seu carro é um circuito fechado contendo um lado de baixa pressão e alta pressão:

No lado de alta pressão, o refrigerante (que é gasoso neste momento) é aspirado por um compressor accionado pelo motor. Sim, o ruído que você ouve por debaixo do capuz quando você inicia o AC é o compressor que chuta. O compressor força o gás no condensador, que é basicamente um radiador que esfria o refrigerante comprimido aquecido e o transforma em líquido a uma alta pressão.

Em seguida, no lado de baixa pressão, o refrigerante líquido de alta pressão é empurrado através de uma válvula de expansão e jogado no evaporador. Aqui é onde a magia acontece: o refrigerante de baixa pressão tem uma temperatura de ebulição muito baixa e, quando atinge o evaporador (que é um radiador dentro da cabine), ele se transformará imediatamente em gás, processo chamado vaporização. E, como você pode ter aprendido no ensino médio, a vaporização é um processo endotérmico, o que significa que está absorvendo calor.

Então, basicamente, o evaporador localizado em algum lugar atrás do seu painel, está resfriando o ar à sua volta. Um ventilador elétrico está sugando ar do lado de fora, empurra-o ao redor do evaporador e depois passa o rosto através das aberturas de ventilação. Voila!

O ciclo é repetido uma e outra vez. Agora que você sabe como funciona, vejamos como você pode usar a CA corretamente.
Comece com o básico

O primeiro passo para diminuir o trabalho do AC é estacionar em um ponto sombreado. Nós sabemos que você não encontrará uma a cada vez, especialmente em lotes de estacionamento enormes, mas tenha em mente sempre tentar estacionar seu carro na sombra.

Também ajuda você a saber onde a sombra cairá em uma determinada hora perto de um prédio ou árvore quando você for trabalhar. Se o único lugar de estacionamento à esquerda estiver em plena luz solar na primeira parte do dia, há altas chances de que ele seja somado durante a tarde. Localize-os e estacione seu carro lá.

Mesmo que seu carro aqueça durante o dia, a sombra reduzirá sua temperatura durante a tarde, de modo que não será um forno sobre rodas quando sair do escritório.

Se você estacionar em uma área aberta, você pode usar tons de pára-brisa para cobrir as janelas do seu carro. Isso reduzirá o efeito estufa dentro.
A maneira clássica

Se todos os itens acima falharam e o interior do seu carro se assemelhar com a região mais profunda do inferno, é muito melhor se você tentar e ventilar a cabine primeiro antes de ligar o AC.

Então, basicamente, você tem que abrir todas as janelas e dirigir um pouco. Uma manobra efetiva é dirigir em torno de 10-15 km / h (6-9 mph) e ter voltas de 90 graus, uma vez que a inércia empurrará o ar quente por um lado do carro e sugirá o “fresco” do lado de fora. Isso também funciona quando você quer se livrar de um peido antes de pegar sua namorada.
Inicie o AC em Low

Você não está muito feliz quando alguém acordou abruptamente no meio da noite, certo? Nem o AC quer dar 100% quando você liga. Caso você tenha um sistema de ar condicionado automático, ele iniciará automaticamente no modo baixo e aumentará sua velocidade gradualmente.

Então tente imitar isso usando os controles de temperatura e ventilador.
Sempre use o modo de recirculação

Como você quer o seu interior? “Legal!” Bem, não deixe o ar quente fora entrar.

Uma vez que a CA está soprando ar fresco no seu rosto, ative o Modo de recirculação. Isso significa que o sistema AC não sugará o ar do lado de fora e ele usará aquele na cabine.

Uma vez que o ar da cabine está começando a ficar mais frio, o sistema funcionará menos para esfriar ainda mais aquele em baixo, em vez de esfriar continuamente, um sugado de fora.
Ordem que eu disse! ar condicionado carro

Quando você chegou ao seu destino, não desligue o motor, porque você criará um pouco de choque na unidade de CA.

Primeiro, desligue a corrente alternada enquanto o motor estiver funcionando. Você pode começar a fazer isso mesmo antes de chegar

Seu destino. O interior do carro deve ser muito legal agora para que você não quebre um suor. Depois de desligar o AC, mantenha o ventilador funcionando a velocidade média a alta. Por quê? Você conhece aquela poça de água formando abaixo do seu carro depois de usar o AC? Bem, isso vem do evaporador. A unidade está quase gelada quando o ar quente passa por perto, de modo que ocorre condensação nas barbatanas, formando gotas de água. O ventilador funcionando enquanto o AC está parado irá secar o evaporador e seus arredores. Isso significa que o musgo e outras bactérias amorvindas e úmidas não prosperarão lá e você será poupado de cheiros sujos e possíveis doenças do sistema respiratório. Manutenção Não se esqueça de seguir o cronograma de manutenção periódica do seu carro, quando o filtro de ar da cabine deve ser substituído. Pelo menos uma vez por ano, seu serviço deve pulverizar algumas substâncias anti-bacterianas nos dutos e aberturas da sua AC. Além disso, em algum momento, o refrigerante no sistema precisará ser substituído. Faça isso em uma concessionária certificada que usa apenas substituições originais para o seu veículo. Entre em contato! Você deve saber que a CA irá alterar seu consumo de combustível. Esse compressor precisa ser alimentado de alguma forma, e o motor é responsável por isso. Outra coisa que você deve saber é não exagerar com a variação de temperatura. Se estiver muito quente lá fora, não passe sua cabine em um iglu. O corpo humano não foi feito para tais mudanças de temperatura e você pode simplesmente desmaiar ao sair novamente do sol. Uma temperatura de cabine de 24 graus Celsius (75 F) é suficiente para você ficar seguro e seco.



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